quarta-feira, 23 de maio de 2012

A pureza e a castidade

João Paulo II afirmou que nossos corpos revelam que somos feitos para ser dom(entrega) para os outros, e para receber outros como dons. João Paulo II explica que Adão e Eva eram capazes de estar nus e não terem o sentimento da vergonha porque eles não tinham pecado; eles compreendiam e viviam o “sentido esponsal” do corpo. Eles se respeitavam um ao outro como pessoas, e não eram capazes de usar um ao outro.

Sem a prática da castidade pelos atos, pensamentos e palavras, perde-se a responsabilidade pelo próprio corpo e pelo corpo do próximo. Sem o respeito e a dignidade pelo corpo, que é templo do Espírito Santo, torna-se praticamente inviável alcançar a capacidade de ser e fazer alguém feliz no amor. É necessária a plena consciência de que o corpo não é objeto, mas instrumento de amor. 

“Uma alma pura é uma pérola preciosa. Enquanto está escondida na concha no fundo do mar, ninguém pensa em admirá-la. Mas se a trouxermos para a luz, esta pérola brilhará e atrairá todos os olhares. Portanto, a alma pura que está escondida aos olhos do mundo um dia irá brilhar ante os anjos no sol da eternidade”.  (São João Maria Vianey)

Todos somos chamados a viver essa pureza, todos somos chamados a trazer essa pérola preciosa para luz. Jesus nos fala: "Neste mundo tereis aflições, mas tende coragem: Eu venci o mundo!" (Jo 16,33). Precisamos ter coragem de lutar, coragem para carregar a cruz.


São Josemaria Escrivá nos fala: 
“Para defender sua pureza, São Francisco de Assis rolou na neve, São Bento se jogou em um arbusto de espinhos, São Bernardo trancou-se em um depósito gelado. E você, o que fez? Não diga “esse é meu jeito de ser, é meu caráter”. Não! É sua falta de caráter. Seja homem! Quando você decidir firmemente viver uma vida pura, a castidade não será um peso para você, será uma coroa de triunfo”.



Tenha essa coragem! Lute! Você não deve desistir, "Coragem, Eu venci o mundo", você tambem pode vencer. A Bem-aventurada Madre teresa de Calcutá nos diz: "Para ser puro, para permanecer puro, tem-se que pagar um preço: Conhecer a Deus e amá-Lo o suficiente para fazer a Sua vontade". Que possamos conhecer a Deus e amá-lo, assim como Ele nos conhece e nos ama.

Castidade, Deus quer, você consegue! 
 


 
Postado por: Daiana Vieira Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário