quarta-feira, 30 de maio de 2012

A historia da Cristoteca



Em busca de uma nova maneira de se divertir, jovens aderem à Balada Gospel

Rock, Funk, Reggae, Pagode, Axé, Forró e músicas eletrônicas. Uma diversidade de ritmos e estilo, remixadas com letras de músicas católicas. Tudo isso para atrair uma juventude com personalidades e gostos diferenciados. Esse é o objetivo da Cristoteca. Derivada da discoteca, essa, porém não possui bebidas alcoólicas, o ambiente é sadio, e as danças são com músicas da Igreja.
DJ Vermelho
A primeira Balada Cristã, como é conhecida pelos jovens, nasceu através do tecladista Eduardo Bortolato, da banda Rosa de Saron, em meados de 1994. No final da década de 90, ele criou o projeto Heavens Dance. Gravando CD’s e sendo o pioneiro no estilo. Em 2003, surgiu no Rio de Janeiro o projeto Angels Night, com o DJ Guto e Ronald, já em 2006, foi quando se criou a Cristoteca Rio, com Vitor Sales, André e Gogam. Dessa forma, é possível que os jovens conhecem mais sobre Deus, e comecem a participar das Missas e posteriormente, frequentar algum movimento direcionado a jovens.
O paulista José Aparecido Gonçalves, mais conhecido por DJ Vermelho, trabalha com música eletrônica há 17 anos, porém faz 10 anos que ele começou a trabalhar como produtor e DJ de música eletrônica Cristã. Vermelho conta que nunca se imaginava na Igreja tocando música religiosa e que isso não foi uma decisão por si próprio, mas sim um chamado de Deus em sua vida. Sempre quando acaba uma Cristoteca, o DJ diz que sempre fica com a sensação de dever cumprido. “Sou apenas um servo que está levando a Palavra de Deus de uma maneira diferente”, afirmou. “Não faço só por obrigação, mas sim porque amo o que faço e claro por Amor à Jesus”, enfatizou.
Vermelho explica que o objetivo da Cristoteca é mostrar aos jovens que, para se divertir, não precisa maltratar o seu corpo, com drogas, bebidas, etc. “É um espaço onde podemos curtir uma balada, e ao mesmo tempo estar louvando a Deus. Com isso conseguimos levar a Palavra de Deus às águas mais profundas”, relatou.
O que difere a Cristoteca de uma balada normal é que não são vendidas bebidas alcóolicas, e as letras das músicas passam uma mensagem positiva. “Recomendo que todos os jovens participem de um evento como esse, pois com certeza irá mudar e salvar muitas vidas”, convidou. 

A organização do evento

O acadêmico de História Edmilson Cruz, de 19 anos, é coordenador do Ministério Jovem do Grupo de Oração Raio de Luz, de Portão e responsável por organizar o Sábado Jovem, nome dado à Balada Gospel na localidade. “Cerca de 50 pessoas da comissão organizadora se reúnem para decidir os preparativos da festa com um ano de antecedência, pelo fato de termos muitos eventos, e também por querermos fazer algo legal para o público”, ressaltou. 
Segundo Edmilson, os desafios mais comuns é correr atrás da divulgação, estrutura e das atrações. Barreiras essas, que estão presentes na organização de qualquer festa. “O maior desafio é sair do comodismo, e correr atrás do que você quer, pois é preciso se disponibilizar e correr atrás desta causa. Quando você tem uma motivação, que no meu caso eu sempre sonhei em ver uma Cristoteca em minha região, as barreiras são facilmente combatidas”, opinou.
O Sábado Jovem é uma iniciativa do Grupo de Oração Raio de Luz, da cidade de Portão. Com ideia de organizar um evento sábado à noite, ficou decidido fazer uma festa cristã, com o objetivo de levar os jovens à se divertirem de uma maneira sadia.  Ano passado, no primeiro evento, cerca de 280 pessoas compareceram. O Sábado Jovem irá acontecer no dia 29 de setembro, e segundo Edmilson, novas atrações estão por vir. Neste ano, são esperadas cerca de 400 pessoas na festa.
Quando chega o final do evento, a sensação de missão cumprida toma conta de Edmilson, que não hesita ao responder: - “Vale a pena lutar por Jesus e trabalhar nas obras dEle. Pois, ver o sorriso nos jovens, e perceber que estão se divertido é algo maravilhoso, que toca muito no meu coração, e me motiva a sempre querer estar trabalhando na vinha do Senhor”, relatou, entusiasmado. Se você ainda não conheceu o Sábado Jovem, Edmilson convida: “Você não sabe o que esta perdendo! Venha Participar, sentir você mesmo, a melhor festa que pode existir, pois aqui você se sente amado por Deus e pelos irmãos”, finalizou.

Uma nova forma de se divertir

Para Márcio Oliveira, de 27 anos, Técnico em Informática, a Cristoteca é uma iniciativa atual e inovadora, pois segundo ele, é uma maneira de manter os jovens na vida cristã de uma forma interativa e alegre. “Perante tantas alternativas que as festas seculares oferecem a juventude, a Balada Gospel é uma forma divertida e diferente, gerando grandes grupos de amizades, que ouvem músicas atuais e de boa qualidade”, opinou.
Márcio costuma ir às festas cristãs acompanhado dos amigos e da família. Além do Rio Grande do Sul, ele já participou de baladas cristãs em Rondônia e no Mato Grosso do Sul. Pelo fato desses ambientes serem calmos, é permitida a entrada de indivíduos de todas as idades. “Na Cristoteca as pessoas dançam em grupos, com músicas de qualidade igual às discotecas, mas com bebidas e drinks não alcoólicos, isso faz do ambiente um lugar agradável”, enfatizou.  
Hoje em dia, o jovem é desafiado e surpreendido por muitas coisas, e quer sempre buscar algo novo e diferente, mas muitas vezes, acaba encontrando nos lugares errados. Contudo, Márcio deixa um recado à juventude: - “Na época em que Jesus viveu como homem ele sempre foi um jovem atual, buscava sempre o novo com constantes mudanças, fazia a diferença, e a Cristoteca é uma forma atual de sermos realmente felizes levando uma vida correta e de santidade, sendo jovem e sem se privar das novas tecnologias e inovações das discotecas, com a garantia de um evento que transforma corações e vidas”, finalizou.

Texto: Daiana Vieira Lopes

Um comentário: