JMJ 2011/2013

JMJ Rio 2013

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento internacional, organizado pela Igreja Católica, que reúne jovens de todo o Mundo, Católicos e de outras confissões. É presidida pelo Santo Padre e celebra-se de 3 em 3 anos.
Mais que um encontro que reúne milhares ou mesmo milhões de jovens, a Jornada Mundial da Juventude dá testemunho de uma Igreja viva e em constante renovação. São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer aos jovens do mundo inteiro a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.
As cidades que sediam uma Jornada ganham um 'colorido' diferente, com centenas de nacionalidades misturadas e integradas. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que creem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível.
As JMJs nasceram de grandes encontros de jovens com o Papa João Paulo II. Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Nesse evento o João Paulo II entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.
O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
A primeira JMJ foi diocesana, realizada em Roma no ano de 1986. O primeiro encontro internacional aconteceu em Buenos Aires, em 1987.
Todos os anos a Jornada acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.
Em 2013, a cidade do Rio de Janeiro sediou a edição XXVIII da JMJ, ela ocorreu entre os dias 23 e 28 de julho e tinha o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (MT 28, 19). A escolha da cidade brasileira foi feita pelo então Papa Bento XVI em 2011, no encerramento da Jornada Mundial da Juventude daquele ano. A JMJ Rio 2013 foi considerada como "o maior evento da história do Rio de Janeiro" pelo prefeito da cidade.


Patronos e Intercessores


PATRONOS 

Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Protetora da Igreja e das famílias!

Biografia
No ano 1717, três pescadores, ao lançarem a sua rede para pescar nas águas do rio Paraíba, encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Devido aos muitos milagres realizados e aumento da devoção foi proclamada padroeira do Brasil em 1930 e anos depois foi erguida, em sua homenagem, uma grande basílica que acolhe milhões de peregrinos todos os anos.

Oração
Mãe de Deus e Senhora minha, rogai incessantemente por minha família que hoje consagro a vós! Amém.

São Sebastião
Soldado e mártir da fé!

Biografia
Sebastião preferiu a fidelidade a Cristo a toda e qualquer honra civil e militar e, por esse motivo, foi expulso dos quadros do exército e morto na perseguição de Diocleciano no ano 300. Vemos destacar-se na vida do Santo a sua valentia e amor ao Senhor Jesus.

Oração
Que vossa intercessão alcance-me a graça de obedecer mais a Deus do que aos homens, tornando-me um soldado de Cristo. Amém.

Santo Antônio de Santana Galvão
Arauto da paz e da caridade!

Biografia
Nasceu em Guaratinguetá em 1739. Da família com grandes recursos e possibilidades, renunciou a tudo e ingressou na ordem Franciscana. Pregador da paz e da caridade com palavras e obras, tornou-se modelo de entrega. Seus milagres começaram ainda em vida, distribuindo pílulas feitas por suas próprias mãos, que geravam grandes curas. 

Oração
Intercedei para que, a vosso exemplo, eu promova a paz e a caridade em todos os momentos de minha vida. Amém.

Santa Teresa de Liseux
Padroeira das missões!

Biografia
Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu na França, em 1873. Aos 15 anos, entrou num Mosteiro Carmelita, lugar onde viveu com humildade, simplicidade sua plena confiança em Deus. Foi proclamada padroeira das missões em 1927, por seu profundo desejo de ser missionária e sua disposição de oferecer tudo pelo bem dos demais.

Oração
Concedei-me, por vossa intercessão, o ardor missionário para levar Jesus a todos os povos! Amém.

São João Paulo II
Amigo dos jovens!

Biografia
O Papa João Paulo II, o Grande, foi o criador da Jornada Mundial da Juventude em 1984. Considerado como o Papa dos jovens esforçou-se no diálogo com eles e convidou-os a reconhecer o seu lugar e missão dentro da Igreja. Seu pontificado foi duradouro e ajudou a conduzir os cristãos, tendo como base as inspirações do Concilio Vaticano II. Lutou até o último momento de sua vida compartilhando conosco sua felicidade de entregar-se totalmente a Cristo e à Virgem Maria.
Oração
Confio-me a vossa intercessão a fim de viver sinceramente a amizade com Cristo e com os irmãos. Amém.

INTERCESSORES


Santa Rosa de Lima
Fiel à vontade de Deus!

Biografia
Isabel Flores nasceu em Lima, Peru, no ano 1586. Foi apelidada de Rosa pela beleza de seu rosto. Foi a primeira santa do continente americano e se destacou de maneira especial por sua intensa vida de oração e penitência. Experimentou muitas dificuldades em sua vida e, diante delas, soube manter uma extraordinária serenidade, imitando a Cristo pobre e crucificado.

Oração
Auxiliai-me na busca da fidelidade aos planos de Deus para minha vida. Amém.

Beato Pier Giorgio Frassati
Amor ardente aos pobres e a Igreja!

Biografia
Nasceu em Turim, em 06 de abril de 1901, e ao nascer, apresentava deficiências respiratórias, por isso foi imediatamente batizado. Revelou-se um amigo dos pobres, vendo neles o próprio Cristo. Com 18 anos inscreveu-se na Confraria do Rosário de Pollone e na Conferência de São Vicente de Paulo. Sempre amou os humilhados, dedicando a sua vida a fazer-lhes bem. Seu coração foi destinado aos outros.

Oração
Intercedei por mim para que, nas muitas escolhas da vida, eu dê preferência ao serviço de amor a Deus e aos irmãos! Amém.

Beata Chiara Luce Badano
Toda entregue a Jesus!

Biografia
Nasceu em Sassello, Italia, no ano 1971. Aos 10 anos de idade vive uma experiência forte de encontro com Deus que muda a sua vida e a de seus pais. Desde este momento decide viver com radicalidade o Evangelho, buscando amar a todos aqueles que a rodeiam. Aos 18 anos lhe diagnosticam um tumor ósseo. Vive com grande valentia cada uma das etapas de sua dolorosa doença. 

Oração
Ajudai-me a vencer os desafios próprios da juventude para que minha vida seja entregue sem reservas a Jesus Cristo. Amém.

Beato Frederico Ozanam
Servidor dos mais pobres!

Biografia
Nascido em Milão, Itália, cresceu em um ambiente de profundo espírito de caridade, sobretudo pelo exemplo de seus pais. Apaixonado pelas questões existenciais e espirituais dedicou-se ao estudo da filosofia, de onde encontrou argumentos para sustentar o compromisso social dos católicos. Morreu em 1853, aos 40 anos, deixando o precioso legado das Conferências Vicentinas e a certeza de ter feito a vontade de Deus em sua vida.

Oração
Pela vossa intercessão, possamos viver a verdadeira partilha em favor dos mais necessitados e no auxílio aos que sofrem. Amém.

Beato Adílio Daronch
Amigo de Cristo!

Biografia
Nasceu em outubro de 1908 em Dona Francisca, em uma família de modestas condições numa isolada localidade no interior do Brasil. Desde pequeno gostava muito de rezar e ajudar nas missas. Aos dezesseis anos morreu assassinado, juntamente com o Pe. Manuel Gómez González, por obra de alguns revolucionários que encontraram na estrada durante uma viagem para visitar as comunidades cristãs mais distantes.

Oração
Que a exemplo de vossas virtudes, sejamos recebidos entre os amigos de Cristo, nesta vida e na que há vir! Amém.

Santa Teresa de los Andes
Contemplativa de Cristo!

Biografia
Nasceu no Chile no ano 1900. A partir dos 6 anos participava, quase diariamente da Santa Missa. Sua constância na Eucaristia revela sua sede interior de encontrar-se com Cristo. Muitos dizem que antes de entrar no Carmelo, aos 17 anos, já vivia uma vida Santa que atraía as almas para Deus. Sempre foi consciente de que a sua oração e sacrifício eram capazes de melhorar e purificar o mundo. Hoje no seu túmulo encontramos a sua frase: “O amor é mais forte”.

Oração
Ajudai-me a encontrar em minha alma o desejo de adorar e glorificar a Jesus sem cessar. Amém!

Beato José de Anchieta
Apóstolo do Brasil!

Biografia
Nasceu em 1534 em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Ingressou na Companhia de Jesus e foi enviado como missionário ao Brasil. Foi ordenado sacerdote em 1566 e ocupou o cargo de superior de comunidades e provincial de toda a missão no Brasil, trabalho que foi realizado com grande sabedoria e segurança. Faleceu no ano 1597 e recebeu o qualificativo de “apóstolo do Brasil”.

Oração
Que por vosso exemplo, possamos multiplicar os frutos da ação missionária em nosso país. Amém.

Beato Isidoro Bakanja
Mártir do escapulário!

Biografia
Isidoro nasceu em torno de 1980, em Bokendela, no Congo. De vida muito pobre trabalhou já na infância como lavrador no campo. Seu batismo, em 1906, foi a partir do seu encontro com missionários carmelitas que doaram a ele um rosário e o escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Muito devoto da Virgem Maria, alegremente rezava e cantava enquanto trabalhava. Uma vez, impedido de fazê-lo, decide abandonar seu posto, mas sem acolher o mandato de abandonar os sinais visíveis de sua fé. Foi chagado em suas costas com açoites e morre por não resistir aos ferimentos.

Oração
Que a exemplo de vossa fé, sejamos fortalecidos diante das adversidades da vida e entregues à proteção da Virgem Maria, nossa Mãe. Amém.

Beata Irmã Dulce
Embaixadora da Caridade!

Biografia
Nasceu em 1914 em Salvador e desde jovem demonstrou um profundo espirito de caridade. Destacou-se pela perseverança e o esforço por dar atenção aos doentes e teve como princípio nunca fechar a porta a uma pessoa necessitada de sua ajuda. Ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Fundou associações e inaugurou colégios e hospitais.

Oração
“Anjo bom do Brasil” intercedei por nós para que sejamos capazes de partilhar alegremente os bens recebidos com os irmãos mais necessitados. Amém.

São Jorge
Combatente contra o mal!

Biografia
Segundo tradição da Igreja, foi um militar do Império Romano no tempo de Diocleciano. Converteu-se ao Cristianismo e, por esse motivo, foi torturado e decapitado. Desde o século IV, foi venerado em toda a Igreja como mártir de Cristo. A tradição o apresenta como quem enfrenta o dragão, simbolizando a fé firme. Alguém que triunfa sobre a força do maligno.

Oração
Que por vosso exemplo, sejamos fortalecidos na fé e corajosos diante das ações do maligno, aguardando a vitória que vem de Cristo. Amém.

Beata Laura Vicuña
Mártir da pureza!

Biografia
Nasceu no Chile, em 1891. Aos 10 anos de idade fez a sua Primeira Comunhão e, a partir deste momento, fez o propósito de amar a Deus com todas as suas forças. Esforça-se por tornar a Jesus conhecido e por reparar as ofensas contra Ele. Vendo a sua mãe em situação de pecado, ofereceu sua vida em troca de sua conversão. Foi tomada por uma grave enfermidade e chamada à presença de Deus aos 12 anos.

Oração
Obtende as graças de que necessito e ajudai-me a aderir com o coração puro e doce à vontade do Pai. Amém.

Santo André Kim e seus companheiros
Mártires da evangelização!

Biografia
No início do séc. XVII a fé cristã chegou pela primeira vez à Coréia. Um grupo fervoroso contava com a direção espiritual do Padre André Kim, primeiro presbítero dessa comunidade. Em 3 perseguições entre os anos 1839 e 1866 morreu junto a outros 102 companheiros mártires, consagrando com o seu precioso sangue os primórdios da Igreja coreana. 

Oração
Rogai incansavelmente por mim, para que eu esteja sempre unido a Cristo e seja perseverante na fé, pois quero levar a verdade a todas as nações. Amém.

Beata Albertina Berkenbrock
Virtuosa nos valores evangélicos!

Biografia
Nasceu em Santa Catarina em abril de 1919. Aos 12 anos de idade foi assassinada porque quis preservar a sua pureza. O martírio e a consequente fama de santidade se espalharam rapidamente. Foi uma menina que cultivou uma grande sensibilidade em sua relação com Deus e com o seu próximo.

Oração
Conquistai, em nosso favor, a alegria de perseverarmos no caminho da vivência dos valores do Evangelho. Amém.



Segundo o COL (Comitê Organizador Local), o público presente à Missa de Envio (último ato central da JMJ) chegou a 3,7 milhões de pessoas. Ainda segundo o COL, a Cerimônia de Abertura, na terça-feira, 23, reuniu cerca de 600 mil pessoas, já a Cerimônia de acolhida do Santo Padre, na quinta-feira, 25, reuniu 1,2 milhões de pessoas em Copacabana, enquanto a Via-Sacra chegou a 2 milhões na sexta-feira, 26. Na vigília, cerca de 3,5 milhões de jovens estiveram na praia de Copacabana. Foram 427 mil inscrições, de 175 países. Peregrinos inscritos com hospedagens foram cerca de 180 mil, enquanto as vagas disponibilizadas para hospedagem em casas de família e instituições chegaram a 356,4 mil.



Fonte: g1.com / jmjrio2013 / Wikipédia.org /


Nossos jovens do MJ também participaram da JMJ. Segue abaixo algumas das imagens feitas por eles...

















A Paz Sentinelas! 
Na edição da Jornada Mundial da Juventude 2011, acontecerá algo inédito: A MISSÃO EUROPA!
Abaixo segue noticias da Missão!
Missão Europa com a intercessão de São Francisco Xavier

 Missionários tem dia de formação e acolhida Dar um SIM sem reservas para Deus, atravessar fronteiras, levar o Evangelho a todos os povos. Há mais de 500 anos, tais motivações encontraram repercussão no coração de um jovem espanhol que viria a se tornar padroeiro das missões: São Francisco Xavier. E é com a intercessão e o exemplo desse grande missionário que os 180 jovens da RCC do Brasil iniciam sua primeira missão fora do país.
O povoado de Javier, terra natal de São Francisco é a primeira base da Missão Europa na diocese de Navarra. O dia de hoje (9) esta sendo marcado por momentos de acolhida e formação. No começo da manhã, os responsáveis pelo Centro Diocesano Javier, casa onde o grupo brasileiro esta alojado, deram as boas-vindas aos jovens e falaram sobre a necessidade da evangelização e do testemunho de fé.
Logo em seguida, os missionários seguiram para a Basílica, localizada no Castelo de Javier, no qual viveu São Francisco, para a Santa Missa celebrada pelo arcebispo local. Depois da fala de Dom Francisco e dos párocos da região, a manhã terminou com um forte momento de oração.
O período da tarde está reservado para a formação. Além da reflexão sobre os temas discipulado e querigma, os missionários tiveram mais momentos de espiritualidade.
 
Missionários da JMJ já estão na diocese espanhola de Pamplona

Grupo oficial da RCCBRASIL viajou no último domingoAtravessar o oceano e retribuir ao trabalho missionário recebido por muitos séculos. Na noite de domingo (7), centenas de jovens da Renovação Carismática Católica embarcaram do Brasil com destino ao aeroporto de Barajas, em Madri. Jovens partiram de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Brasília. Nesta segunda-feira (8), após desembarcarem e se encontrarem, rumaram ao norte da Espanha para a capital da comunidade de Navarra, Pamplona.
Esta é a primeira vez que missionários da RCC brasileira realizarão missões fora do país. Em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá na próxima semana em Madri, eles visitarão casas, paróquias e centros pastorais com o intuito de anunciar o Evangelho.
A Renovação Carismática Católica do Brasil, unida a estes missionários em oração, pede a intercessão de todos, para que a missão que a juventude realizará na Espanha possa tocar muitos corações e levá-los a proclamar Jesus Cristo como o Senhor.



O Ministério Jovem da nossa diocese também terá participação nesta importante missão, atravéz do Missionário Rafael Griebeler.
Por isso Fique ligado nos posts e embarque conosco nesta Missão!




Entrevista exclusiva para o Blog do MJ!
O Missionário Rafa nos fala sobre suas expectativas para a Missão Europa!

MJ Montenegro - Qual sua expectativa para Missão Madri?
Minha expectativa em Madri é levar a cultura de Pentecostes, anunciando aos jovens a boa nova. Podendo ver a concretização das promessas que Deus tem falado para nos jovens brasileiros, sendo assim um marco para o MJ esta evangelização internacional. 

MJ Montenegro - O que você considera ser mais importante para a realização desta missão?
Essa missão é a resposta do chamado de Deus para a juventude do Brasil, sendo assim um primeiro passo em uma evangelização internacional, expandindo e anunciando as experiências que o Espírito Santo tem realizado em nós, tendo uma importância muito grande para nos jovens missionários do Brasil. Por outro lado essa missão tem uma importância na cultura Espanhola, que nestes últimos anos vive uma crise financeira e o pior de tudo espiritual, tendo como expectativa a partir desta evangelização o renascimento da chama do Espírito Santo em meio ao povo espanhol que tem um passado recheado de Santos.


MJ Montenegro - Você enfrentou alguma dificuldade para dizer sim a este chamado do Senhor? 
A principal resistência que tive ao chamado foi em relação à língua, pois não sabia falar em Espanhol e nem Inglês, somente coisas básicas. Mas em todo contexto a primeira resposta foi sim, porque ao olharmos para as promessas do Senhor para nos jovens brasileiros não a como dizer não ao chamado missionário.

MJ Montenegro - Como você se sente em ser o único missionário da Nossa Diocese a participar da Missão Madri? Você irá levar a moção do "exercito de Pés de Fogo" para anunciar a Palavra?
Ser o único missionário da diocese me deixa um pouco triste, pois seria interessante ter os irmãos da diocese junto nesta evangelização. Mesmo assim devemos nos alegrar, seja somente por um, sendo assim me sinto responsável em levar esta moção para nossos "hermanos" .

MJ Montenegro - A jornada da Juventude possibilita uma aproximação com o Papa. O que significa pra você este encontro com o Santo Padre? 
Sem duvida um encontro pessoal com o papa em meio a JMJ é algo quase que impossível, pois são 4,5 milhões de jovens com o mesmo desejo. Mas sem duvida o que mais tem impulsionado meu coração é estar lá para escutar as palavras de nosso Papa, sentir que seja somente de uma forma espiritual a igreja acolhendo aos jovens, direcionando aqueles que são o presente e o futuro da igreja. 

MJ Montenegro - Se você pudesse falar com o Papa em nome de nossa Diocese, o que falaria para ele? 
As primeiras palavras seriam um pedido, que ele pudesse abençoar os jovens da diocese, em especial nossa coordenadora diocesana geral e do MJ. Mas sinceramente seria um momento muito grandioso que palavras não podem descrever. 

MJ Montenegro - Sobre a sua mala, o que você vai levar e o que considera mais importante? 
Como não posso levar muita bagagem tudo o que estou levando é importante, falando fisicamente. Mas sem duvida o coração aberto para esta nova experiência é o que a de mais importante em minha bagagem.

Rafael Antônio Griebeler participa do Grupo de Oração Anjo Gabriel- Teutônia/RS; e integra o Núcleo do MJ da Diocese de Montenegro
Em breve mais noticias sobre a Missão Europa!


 Tempo de cumprimento de profecias

Leia o artigo sobre a Missão Europa
Em 2011, a Renovação Carismática Católica, através de um ‘sim’ ousado por parte da sua juventude, irá lançar-se na sua primeira missão fora do Brasil. Impulsionados pelo mandato de Jesus, jovens do nosso Movimento irão à Diocese de Pamplona, no norte da Espanha, pregar as maravilhas do Amor de Deus para um povo cada vez mais afastado do Evangelho de Jesus Cristo.  Leia o artigo do coordenador dessa ação missionária, Ademilson Bernardineli.

A juventude da RCCBRASIL, sob coordenação do Ministério Jovem, se prepara para uma ação missionária internacional. É uma missão que há tempo o Senhor vem nos pedindo através de profecias: “Vou alargar vosso campo de missão, e os levarei além fronteiras”. Tudo isso é decorrente, portanto, do chamado que o Senhor Jesus tem feito a todos os batizados. Um exemplo claro é a forte palavra de Igreja, por ocasião da Conferência de Aparecida, nos convocando ao discipulado e à missionariedade.
A Missão Europa é uma resposta do Amor de Deus a um povo fiel que percebe em sua cultura os males de um secularismo perverso e ateu. Cremos que Deus tem algo novo para aquele continente, através de uma nova evangelização, onde seu Amor é anunciado das mais diversas formas: arte, anúncio do Querigma em praças, casas, ruas, instituições de apoio social, dentre outros.
Dessa forma, nós, latino-americanos, queremos contribuir através do nosso papel na evangelização e assim ser um sinal de esperança para o mundo. Aliás, a palavra ESPERANÇA resume bem o sentimento que nossos irmãos europeus têm pelos brasileiros. Em visita a Pamplona, a diocese que acolherá a missão na Espanha, pudemos constatar o quanto eles esperam de nós. Assim nos dizia Dom Francisco, bispo diocesano de Pamplona: “Venham!” Padres e comunidades inteiras esperam por nós, e é lindo ver o entusiasmo dos jovens que aguardam ansiosos a ação missionária de jovens brasileiros.

Ir à Europa é também um gesto de gratidão pelos muitos missionários que, no passado, vieram nos apresentar o Evangelho de Jesus. Não por acaso a Espanha foi escolhida pelo nosso Papa para receber a Jornada Mundial da Juventude. O Santo Padre espera que, através dos espanhóis, muitos europeus se voltem ao Senhor. A Espanha é considerada hoje o país mais católico da Europa e, por causa disso, é alvo de muitos ataques contra a fé.

Estamos em fase final de preparação para à missão. Somos aproximadamente 200 jovens de todo o Brasil, nos preparando, estudando o idioma, o Querigma, as formas de evangelizar, e também realizando promoções para custear toda a viagem, vendendo latinhas para reciclagem, chocolate, organizando eventos, realizando missões em preparação e, sobretudo, rezando. A juventude católica do Brasil tem revelado um rosto missionário. Essa ação missionária, com certeza, não será a única, e nem a primeira, pois muitos povos anseiam pelo Evangelho, muitas portas estão abertas; adentrá-las é a vontade do Pai e o nosso desejo. 
Assim, queremos pedir a você, leitor, que nos ajude em oração, em apoio aos missionários e, de algum modo, participe conosco desse novo tempo que o Senhor tem reservado para todos nós, porque a promessa e o chamado são para todos, e sua realização também depende de todos.

Ademilson J. Bernardineli
Responsável pela Missão Europa



 A Missão Europa
“Leva-me aonde os homens necessitem de tua palavra, necessitem, de forças pra viver, onde falte a esperança, onde tudo se faz triste, por não saber de ti…
Quem não sente um pulsar missionário no coração quando escuta esta canção? Uma vontade de falar de Deus ao mundo? Há algum tempo o Senhor tem falado a juventude do Brasil, que nos levaria além fronteiras, e um desejo de corresponder a essa promessa impulsiona os jovens do Brasil a responder pronta e positivamente ao mandato de Senhor, que achou, aqui, neste país de Santa Cruz, corações abertos e prontos a dizer Sim. Pois bem, é chegada à hora do cumprimento da promessa. Em 2011, na pré-jornada, evento que antecede e prepara para a jornada mundial da juventude que vai acontecer em Madrid-Espanha, os jovens do Brasil terá uma participação marcante, em que na ocasião estaremos em missão, para anunciar o amor de Deus revelado em Jesus, nosso Senhor e Salvador.
A missão acontecerána diocese  de Navarra na Espanha com evangelização nas casas, ruas, paróquias, escolas, através de abordagens, pela arte e pela simples presença de jovens cristãos com seu testemunho e sua vida entregue ao Senhor. A Europa que um dia foi responsável por nos apresentar Jesus, hoje recebe aqueles há quem um dia falaram.
Para nós, jovens, uma graça poder falar de Jesus além fronteiras. Para eles, uma certeza de que há esperança, que Deus existe, é real, e os ama.
O Ministério Jovem, responsável pela coordenação da missão,  esta trabalhando desde já para que organizar e preparar os missionários para provenientes de todosos ministérios e instâncias da RCC. 

Então: HALLA MADRID!
Ademilson José Bernardineli – Núcleo nacional do ministério jovem.


O que é a Missão Europa?

“O poder do Espírito e da Palavra contagia as pessoas e as leva escutar a Jesus Cristo, a crer nele como seu Salvador, a reconhecê-lo como quem dá o pleno significado as suas vidas e a seguir seus planos” (DGAE)
A missão na Jornada Mundial da Juventude em Madrid acontecerá através de abordagens, teatros, danças, panfletos e outras expressões que podem somar a este serviço de salvação, como disse o saudoso Papa João Paulo II a respeito da evangelização. O interessante é que além destes dias de peregrinação e reflexão de jornada, o jovem evangelizador tenha uma experiência missionária além-fronteira e desenvolva um olhar sobre a situação dos jovens de outros continentes. Certamente ao voltar para o seu país de origem terão mais comprometimento e envolvimento com a causa missionária dentro do seu movimento e paróquia.
 
Confira o Hino da Jornada Mundial da Juventude 2011.


“Jovens Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”

 Aproxima-se a Jornada Mundial da Juventude da Espanha. A partir de 10 de agosto, jovens de todos os países do mundo chegarão às dioceses espanholas para participar da pré-jornada; serão acolhidos pelos jovens espanhóis e, com eles, compartilharão experiências, a alegria da mesma fé e a pertença à Igreja de Cristo; tudo, numa grande variedade de línguas, culturas e tradições, mas irmanados na mesma Família de Deus.
O Brasil estará bem representado por mais de 13 mil jovens. Boa parte deles desembarcará na Andaluzia, em cidades como Sevilha, Granada e Córdoba. Será uma experiência religiosa cultural única! A história colonial do Brasil está bem ligada também à Espanha.

Depois, a partir de 15 de agosto, centenas de milhares de jovens encherão de vida e alegria a capital, Madrid. Nos dias 17, 18 e 19, haverá catequeses, celebrações, eventos religiosos e culturais e interações entre os jovens, distribuídos em muitos grupos linguísticos. Dia 19, chegará também o papa Bento 16 e será acolhido pelos jovens. Dia 20, sábado, haverá a grande vigília dos jovens com o papa; será bonita e valerá a pena acompanhar pela TV. Dia 21, domingo, a missa com o papa e a conclusão da jornada, com o anúncio do país e da cidade que serão a sede da próxima, em 2013. Esperamos que seja o Brasil!

O tema escolhido pelo papa Bento 16 para a Jornada da Espanha é belo, profundo e muito atual: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf Cl. 2,7). Vamos refletir sobre este tema, começando pela 1ª parte. O texto é da Carta aos Colossenses e São Paulo exorta os fiéis a não se deixarem abalar na sua fé em Cristo.

O tema aponta para algo central na vida cristã: nossa referência e relação com Cristo. Ser cristão é ser discípulo de Cristo; é estar ligado a ele e dele receber um sentido novo para a vida, mediante a fé e o Batismo. Para São Paulo, isso significa “estar nele”, ser edificados sobre ele, estar enraizados nele. Sem esta referência essencial a Cristo, o cristão perde o rumo e a Igreja, o seu sentido.

“Enraizados em Cristo” – isso nos lembra a parábola do semeador. A semente que caiu em terreno pedregoso brotou logo, a plantinha até começou a crescer, mas logo secou, porque não conseguiu afundar as raízes, a terra era pouca, havia muita pedra. Planta sem raiz seca logo e não produz fruto. Árvore com raiz apenas superficial é arrancada pelo vento...

Vivemos tempos de superficialidade, de consumismo, a cultura do descartável, dos modismos passageiros, das novidades que suplantam as convicções a toda hora. Certezas duradouras estão fora de moda! E isso tende a invadir também o campo religioso e das certezas morais. Nada de novo sob o sol: já São Paulo advertia seu jovem colaborador Timóteo a se manter firme na fé e a não diluir o Evangelho, só para satisfazer ao gosto “daqueles que têm comichão no ouvido” e desviam sua atenção da verdade, para ir atrás de fábulas (cf. 2Tm 4,1-5). Isso vale ainda hoje, quando a verdade é trocada pelos sentimentos, emoções ou satisfações imediatas; ou ainda, quando a verdade, o bem e os valores são medidos pela balança do lucro e das vaidades!

“Enraizados em Cristo”: os cristãos, jovens e não-jovens, são convidados a lançar suas raízes em Cristo, para não serem como plantas arrastadas pelas correntes e tempestades, folhas secas, caniços agitados pelo vento” (cf Mt 11,7). O cristão precisa ter convicções firmes e bem fundamentadas, aprendidas do Evangelho, da fé vivida pela Igreja, do testemunho dos santos, dos mártires. A verdade não é medida por aquilo que todos dizem ou fazem: Jesus Cristo é, para nós e para o mundo, “caminho, a verdade e a vida”.

Publicado em O SÃO PAULO, edição de 26/7/2011

Por Cardeal Odilo Pedro Scherer que é arcebispo de São Paulo.
 
MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI
PARA A XXVI JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

2011 
 «Enraizados e edificados n’Ele... firmes na fé» (cf. Cl 2, 7).

Queridos amigos!
Penso com frequência na Jornada Mundial da Juventude de Sidney de 2008. Lá vivemos uma grande festa da fé, durante a qual o Espírito de Deus agiu com força, criando uma comunhão intensa entre os participantes, que vieram de todas as partes do mundo. Aquele encontro, assim como os precedentes, deu frutos abundantes na vida de numerosos jovens e de toda a Igreja. Agora, o nosso olhar dirige-se para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar em Madrid em Agosto de 2011. Já em 1989, poucos meses antes da histórica derrocada do Muro de Berlim, a peregrinação dos jovens fez etapa na Espanha, em Santiago de Compostela. Agora, num momento em que a Europa tem grande necessidade de reencontrar as suas raízes cristãs, marcamos encontro em Madrid, com o tema: «Enraizados e edificados em Cristo... firmes na fé» (cf. Cl 2, 7). Por conseguinte, convido-vos para este encontro tão importante para a Igreja na Europa e para a Igreja universal. E gostaria que todos os jovens, quer os que compartilham a nossa fé em Jesus Cristo, quer todos os que hesitam, que estão na dúvida ou não crêem n’Ele, possam viver esta experiência, que pode ser decisiva para a vida: a experiência do Senhor Jesus ressuscitado e vivo e do seu amor por todos nós. 


Falta um mês para a JMJ Madri 2011
Dentro de 30 dias, as atenções do mundo católico se voltarão para a capital da Espanha, Madri. Lá estarão reunidos, entre os dias 16 e 21 de agosto, centenas de milhares%Dentro de 30 dias, as atenções do mundo católico se voltarão para a capital da Espanha, Madri. Lá estarão reunidos, entre os dias 16 e 21 de agosto, centenas de milhares de jovens para, firmes na fé, edificarem e enraizarem suas vidas em Cristo.
Está chegando a hora de mais uma edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, oportunidade na qual jovens de todo o mundo têm a chance de encontrarem-se com a Sua Santidade, o papa Bento XVI. A JMJ é um dos maiores eventos do planeta: em uma das suas edições, chegou a reunir mais de 5 milhões de pessoas, quando ocorreu nas Filipinas.
Uma edição especial
A JMJ Madri 2011 terá um significado muito grande para a Renovação Carismática Católica do Brasil. O período anterior ao encontro será marcado pela primeira missão internacional do Movimento. A juventude carismática brasileira irá retribuir à evangelização que recebemos dos europeus entregando os dias anteriores ao evento para a Missão Europa. Nas casas da diocese de Pamplona, no norte da Espanha, irão buscar reacender nos corações dos espanhóis o amor a Jesus e à sua Igreja.
A RCCBRASIL também se fará presente através do seu Grupo Oficial de viagem.


A Jornada será uma grande Festa! 

A Jornada Mundial da Juventude de Madrid (JMJ) terminará o fim-de-semana de 20-21 de Agosto com “uma grande festa”. O cenário: o aeródromo de Cuatro Vientos, uma base aérea cuja extensão – que equivale a 48 campos de futebol – permitirá acolher mais de um milhão de pessoas que se prevê venham ao encontro do Santo Padre. Javier Cremades assegurou que as celebrações que se realizarão no aeródromo madrileno serão “uma grande festa”. Cremades destacou que “esta será a primeira parte da festa, já que o que se viver ali chegará a cada canto do mundo depois da JMJ”.
Esta celebração do Papa com os jovens, no sábado, às 20 horas, é um encontro festivo centrado em torno da Eucaristia. A custódia de Arfe, obra-mestra da ourivesaria espanhola cedida pela catedral de Toledo, será utilizada durante a celebração central da noite de sábado.
O aeródromo de Cuatro Vientos abrirá as portas no sábado às 12h da manhã para acolher os jovens que comecem a chegar para participar na celebração final da JMJ. A partir das 14 horas começará a animação a partir do palco principal que já está a ser montado no aeródromo. Durante a tarde uma equipa de mais de 20 jovens animará a multidão enquanto se espera pelas centenas de milhares de jovens que se encontrarão com o Papa em Madrid. Os participantes poderão disfrutar de actuações musicais dos vencedores do concurso “Madrid me encanta” e outros grupos vindos de todo o mundo. Antes da chegada do Papa realizar-se-á um flasmob com participação de mais de 100.000 pessoas.
Depois de terminadas as cerimónias de sábado os jovens passaram a noite no mesmo aeródromo. Em redor do lugar onde os jovens pernoitarão haverá 17 tendas de adoração eucarística nas quais os participantes poderão continuar com a vigília.
No dia seguinte terá lugar a missa de encerramento da JMJ, também presidida por Bento XVI, na qual participará o Coro e Orquestra sinfónica da JMJ que contarão com a colaboração do Orféon Donostiarra e da Escolanía de El Escorial. No final da missa o Papa dará a conhecer onde se realizará a próxima JMJ.
A pouco mais de um mês do começo da Jornada Mundial da Juventude os preparativos do aeródromo de Cuatro Vientos caminham a bom ritmo. Eva Hernández, directora de Infra-estruturas da JMJ, destacou que “a principal prioridade é garantir a segurança dos participantes”. Para isso foram enterradas as canalizações eléctricas e de água. O aeródromo contará com 8 postos de primeiros socorros que prestarão a primeira intervenção no próprio local. Os números equivalem à quantidade de pessoas esperada: 48 torres de som e 20 ecrãs gigantes permitirão que os jovens sigam as cerimónias com total segurança.
Hernández frisou em especial a atenção para com os jovens portadores de deficiência que assistirão à JMJ. Estes contarão com zonas especiais, uma para portadores de deficiência intelectual e física e outra para portadores de deficiência auditiva e invisual.
As inscrições para a Jornada encontram-se na recta final. Até ao dia de hoje há 420.000 inscritos. Para animar os indecisos lançou-se uma nova campanha que estará disponível na internet, rádio e imprensa. Recomenda-se que as inscrições que incluam alojamento e alimentação se realizem até ao dia 8 de Julho. Para a modalidade que não inclui alojamento nem refeições para os jovens procedentes de Espanha mantém-se um desconto de 50% até ao próximo dia 15 de Julho.
Fonte: Madrid11.

JMJ Madri: um evento missionário

logoJMJ2011A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, será um evento missionário. Foi o que disse o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, que abriu nesta quinta-feira no Escorial – antigo palácio do imperador Felipe II – o encontro preparatório do evento.

Participam desse encontro os delegados de 84 Conferências episcopais nacionais e de 44 grupos de associações e movimentos. Todos juntos, até o próximo sábado, farão uma avaliação sobre os aspectos organizativos do evento, partilharão momentos de oração e visitarão os lugares símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que se realizará de 16 a 21 de agosto próximo na capital espanhola, com a participação de Bento XVI.

cardealarcebispodemadriO Cardeal Rouco Varela era o Arcebispo de Santiago de Compostela quando, em 1989, a Jornada Mundial da Juventude se realizou na cidade espanhola. "Aquela experiência abriu grandes perspectivas e deu muitos frutos espirituais" – recordou o purpurado – e "agora, naturalmente, se espera que a etapa de Madri possa fazer o mesmo" – acrescentou.

Trata-se de uma eventualidade da qual se disse certo também o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, que, presente em Madri para o referido encontro, observou que nestes 25 anos a Jornada Mundial da Juventude foi "um autêntico laboratório da fé, graças à qual milhões de jovens encontraram Jesus e mudaram suas vidas".

Nasceu assim uma "nova geração: jovens do sim a Cristo, à sua Igreja; jovens que descobriram no Sucessor de Pedro um amigo e um guia seguro para a sua existência".

Esperam-se frutos análogos também da JMJ de Madri. Aliás – concluiu o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos – "a JMJ já teve início e está dando os primeiros resultados, como demonstra a peregrinação, por todas as dioceses espanholas, da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude".


Bandas Católicas Brasileiras convidadas Para a JMJ 2011
Nicole Melhado - Canção Nova - 
Católicos do mundo todo esperam ansiosamente pela Jornada Mundial da Juventude que acontecerá entre os dias 16 e 21 de agosto, em Madri, na Espanha. As bandas brasileiras que se apresentarão na JMJ 2011: DungaRosa de SaronDominusIrmã Kelly Patrícia, e a Comunidade Católica Shalom, estão acertando os últimos detalhes para representar bem a juventude e a música católica do país.

Para o veterano de JMJ, Dunga, as jornadas representam o encerramento e o ponto de partida para um novo ciclo da Igreja. “A jornada mundial é uma injeção do sangue de Cristo em nossas veias. Voltamos para casa com o ardor renovado”, salienta o cantor e missionário da Canção Nova.
Nas quatro que participou, Dunga pôde ver sempre que a JMJ é uma expressão do amor recíproco entre a juventude e o Papa, independente de quem ele seja, João Paulo II ou Bento XVI.
“A JMJ foi uma bela herança de João Paulo II deixada a Bento XVI. Temos que lembrar que Bento XVI esteve por 24 anos ao lado de João Paulo II. Os dois são muito íntimos e agora temos João Paulo II como beato intercedendo por nós. Vejo no Papa Bento XVI o mesmo amor pela juventude, assim como vejo o mesmo amor da juventude para com o Papa”, destaca Dunga.
Ver esse amor recíproco entre a juventude e o Papa, para Dunga, é um sinal da solidez da Igreja que renova sua fé de geração em geração.
“Nossa Igreja tem esse diferencial, independente do Papa que tenhamos, sabemos que ele é o Sucessor de Pedro, assim temos a certeza de sermos conduzidos pelo próprio Deus”, enfatiza o missionário da Canção Nova.
Para o músico de 47 anos, ser convidado para cantar pela quinta vez numa JMJ é um prêmio que coroa uma missão evangelizadora de sucesso.
“Meu ciclo também está se fechando. Eu tenho 47 anos e talvez essa seja a minha última jornada fora do país. Eu vejo que a Canção Nova tem outros como o Adriano, Emanuel, Pitter, Banda Conexa e a Banda Amor e Adoração que poderão assumir essa responsabilidade que eu assumi por muito tempo”, afirma Dunga.
A felicidade de ver novos jovens da Canção Nova e do Brasil começando a fazer o trabalho de evangelização por meio da música, para Dunga, é um prazer e “um gozo espiritual muito grande”.
Estréias na JMJ
Já para os novatos em JMJ da Banda Rosa de Saron, estar no maior evento de música católica no mundo é também um presente e uma responsabilidade.
“Sabemos da responsabilidade de estar lá e representar toda a juventude brasileira através da música. É um presente, um reconhecimento e também uma oportunidade de servir”, salienta o baixista e fundador da banda, Rogério Feltrin.
Depois dos anos de trabalho, a Banda Rosa de Saron recebeu até uma indicação ao Grammy Latino, uma das maiores premiações de música no mundo. Mas para os rapazes serem reconhecidos pela Igreja é algo mais que especial. “Estamos extremamente honrados, pois o convite vindo da CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil] é uma espécie de aval para o nosso trabalho”, enfatiza Rogério.
A banda prepara músicas em outros idiomas, como em inglês e espanhol, para o show na JMJ a fim de envolver todos os jovens e mostrar o potencial da música católica brasileira.
“Não sabemos os frutos disso, estamos trabalhando e entregando a Deus para que Ele nos use da melhor maneira possível. Será uma experiência única. Como evangelizadores estamos semeando para depois colher como Deus pensar”, diz o baixista.
Quem se apresenta também na JMJ de Madri é a Irmã Kelly Patrícia e o Instituto Hesed. Para a freira o convite foi uma surpresa e uma delicadeza de Deus que ela recebe com muita alegria.
O repertório escolhido pela Irmã para a apresentação musical foi aquele do CD “Busca de Deus”.
Para a religiosa que cresceu numa família apaixonada por música esta apresentação na JMJ de Madri trará uma grande contribuição para seu crescimento musical e espiritual.
“Cada pessoa que a gente conhece na nossa história de vida tem a contribuir. Deus usa sempre de todos os meios para comunicar Sua bondade e Seu amor. Cada pessoa é uma riqueza, é um mundo insondável, é um mistério. Temos sempre que aprender com as pessoas, ainda mais com uma pessoa de uma cultura diferente, de um estilo de vida diferente... Vou muito aberta a isso, a aprender com todos. E todos nós músicos, das diversas partes do mundo e do Brasil, vamos partilhar dos nossos dons”, ressalta Irmã Kelly Patrícia.