sexta-feira, 8 de julho de 2016

Camisinha e pílula? Que nada! Conheça o Método Billings


O pecado, como nasce? Geralmente, nasce do desvirtuamento das coisas boas que Deus criou. Deus criou o alimento; o demônio incita à gula. Deus criou a santa ira; o demônio promove o ódio cego. Deus ensinou suas Leis; o demônio espalha o legalismo, o farisaísmo. Deus criou o sexo; o demônio planta nos corações a ideia de que o sexo pode ser pura diversão, barrando por meios artificiais qualquer abertura à vida.



Basicamente, um casal católico precisa saber que:

  • É dever de todo casal católico estar a aberto a receber os filhos que Deus quiser lhes enviar (essa promessa é feita no rito do matrimônio);
  • É PECADO GRAVE usar meios artificiais (cirurgia, medicamentos ou DIU) para evitar a gravidez;
  • Quem usa meios artificiais para evitar filhos não pode receber a Sagrada Comunhão e coloca a alma em risco de ir parar no Inferno;
  • A Igreja permite o uso de meios naturais muito eficazes para espaçar a vinda de filhos, se o casal possui MOTIVOS JUSTOS para isso.

“Ah, então os católicos têm que fazer filho sem parar, mesmo sem ter condições de criar?!”. Não, irmão. Respira fundo, keep calm, coma uma torrada com Nutella pra relaxar e senta aqui pra entender melhor.

Vou repetir: a Igreja permite o uso de meios naturais para espaçar a vinda de filhos, se o casal possui MOTIVOS JUSTOS para isso. Eu poderia citar vários desses métodos (como o uso do monitor de fertilidade digital Persona), mas vou me concentrar no mais popular e acessível de todos, o Método Billings. Para saber mais, confira abaixo o ótimo vídeo do casal Déia e Tiba!



“E A IGREJA VAI AJUDAR A SUSTENTAR MEUS FILHOS?”

Essa é a pergunta debochada que sai da boca daqueles que zombam da moral católica. Não é à toa que Jesus perguntou: “haverá fé quando o Filho do Homem voltar à Terra?”. Afinal, até mesmo muitos dos que se dizem católicos endurecem o coração e renegam a doutrina da Igreja.

Vamos esclarecer algumas coisas…

A Igreja não está dizendo que é pra colocar filho no mundo a torto e a direito, mesmo que você esteja debaixo da ponte. O que a Igreja ensina é que devemos ter fé em Deus (vocês ainda lembram o que é isso… FÉ?) e confiar na Providência Divina. Ou acaso as palavras de Jesus sobre a Providência não merecem a nossa confiança?

“Não vos inquieteis com o que haveis de comer ou beber; e não andeis com vãs preocupações. Porque os homens do mundo é que se preocupam com todas estas coisas. Mas vosso Pai bem sabe que precisais de tudo isso. Buscai antes o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo.” (Lc 12,27-31)

A Igreja também ensina que homem e mulher podem usar os meios naturais para espaçar a vinda de filhos, caso necessário (eu sei, já é a décima vez que repito isso aqui, mas acreditem, é preciso).

MAS O MÉTODO NATURAL TAMBÉM NÃO FERE O FATOR PROCRIATIVO?

Não, não fere – desde que o casal o esteja utilizando por motivos justos. Com os métodos naturais, o casal pode identificar e fazer uso daqueles dias que a própria natureza permite que se unam sexualmente, sem procriar.

Se fosse pecado fazer sexo nos dias inférteis, mulheres grávidas ou que já entraram na menopausa não poderiam se unir sexualmente com seus maridos. Mas elas podem, obviamente!

Já os métodos artificiais de contracepção deseducam o casal a estar aberto à vida, pois o casal se acomoda à facilidade de produzir artificialmente o estado de infertilidade. E assim o fator unitivo é desvinculado do fator procriativo, por meio de um mecanismo que a natureza não doou. Ou seja, usa-se algo que está fora do plano de Deus para a sexualidade humana.

Usando a imagem da cegonha… Usar anticoncepcional é como fazer sexo e enxotar a cegonha a paulada. Usar os métodos naturais é como fazer sexo enquanto a cegonha está descansando ou dormindo.



“FIZ LAQUEADURA E NÃO CONSIGO REVERTER. E AGORA?”

Faça um exame de consciência. Se você pudesse reverter a laqueadura com sucesso, você o faria? Se seu arrependimento for sincero e se a sua resposta for sim, procure um sacerdote, se confesse e siga em paz. Deus perdoa e apaga os pecados bem confessados.

Ainda que uma laqueadura não possa ser revertida, acima de tudo, o que conta para Deus é um coração contrito e reto na intenção.

“O PADRE DA MINHA PARÓQUIA DISSE QUE POSSO USAR CAMISINHA E PÍLULA”

Nenhum padre tem autoridade para ensinar algo diverso do que está dito no Catecismo e na encíclica Humanae Vitae. Se o faz, terá que responder diante de Jesus, no Dia do Juízo Final, pelas almas que conduziu ao erro e à perdição.

“MAS HOJE NÃO É FÁCIL CRIAR UM FILHO…”

E quem disse que a vida tem que ser fácil? Jesus disse: quem quiser me seguir, tome a sua cruz e me siga. Rélôoooou… Não há cristianismo sem cruz!

O filho único faz parte da cultura destrutiva do bem-estar, diz o Papa Francisco, e a família numerosa é a célula mais rica da sociedade. As pessoas querem ter só um ou dois filhos para satisfazer a si mesmas e ter o mínimo de sacrifício possível, como se a felicidade estivesse numa vida confortável, e não na doação de si, seguindo a vontade de Deus.

Ademais, do ponto de vista material, hoje é muito mais fácil criar filhos do que antigamente. Em outros tempos não havia antibióticos, vacinas, máquina de lavar roupa, fogão elétrico e a gás, geladeira, leite em pó, DVD da Galinha Pintadinha e mil e uma facilidades da vida moderna.

Fonte: O Catequista

Nenhum comentário:

Postar um comentário