terça-feira, 26 de julho de 2016

Anjos, Arcanjos, Querubim e Serafim: os seres da esfera espiritual



Quem tem o costume ou já leu a bíblia, certamente notou, em diversas passagens, a citação de diferentes seres espirituais a serviço do Reino de Deus. Porém, o livro sagrado não fala diretamente sobre a definição de cada um deles, o que acaba gerando algumas dúvidas sobre quais são as diferenças e as principais características desses seres.

Por isso, nesse post você vai descobrir o que são anjos, arcanjos, querubins e serafins segundo a concepção da Igreja Católica e saber a importâncias desses seres da esfera espiritual para a nossa proteção e fortalecimento da nossa fé!

Como distinguir os seres da esfera espiritual?

Ainda que não haja um capítulo ou versículo da bíblia dedicado a explicar o que são e quais as diferenças entre os principais seres espirituais, é possível encontrar essas diferenciações prestando a atenção na discrição feita de cada um em diferentes passagens.

Anjos

Para entendermos o significado desses seres vamos, primeiramente, observar a raiz do termo. Anjo vem do grego angelos que, de maneira geral, pode ser traduzida como “mensageiro”.
Os anjos também são filhos de Deus, criados por Ele no início dos tempos e têm a função de proteger os homens e fazer anúncios divinos. Se pensarmos em um nível hierárquico, os anjos estariam abaixo dos arcanjos, por exemplo, mas têm a sua importância no ambiente celeste.

Arcanjos

Assim como os anjos, os arcanjos são mensageiros de Deus. Contudo, eles são responsáveis por fazer anúncios maiores e mais relevantes e, dessa forma, são compreendidos como “Anjos-chefes”. Foi da responsabilidade do arcanjo Gabriel, por exemplo, anunciar à Virgem Maria que ela seria a mão de Jesus Cristo.



Os querubins aparecem em diferentes passagens bíblicas. Em alguns momentos eles são descritos de maneira muito semelhante a seres humanos com asas, já em outros eles aparecem como seres de quatro faces (uma de homem, outra de leão, uma de boi e uma de águia) e quatro asas. Eles têm como missão glorificar a Deus e lembrar a majestade divina.

Serafins

Os serafins, ou “seres ardentes”, fazem parte da categoria angelical que está mais próxima de Deus. Na Bíblia, eles aparecem apenas em Isaías e são caracterizados por terem seis asas, sendo que duas eles usavam para voar, outras duas para cobrir o rosto e o último para para cobrir o corpo.
Tratam-se de anjos que adoram e obedecem a Deus continuamente e são agentes de purificação.

Devemos ter devoção aos anjos, arcanjos, querubins e serafins?

É uma honra para todos os seres da esfera espiritual servirem a Deus e aos seres humanos. Por isso, a Igreja Católica reconhece sua importância, ressaltando inclusive que muitos santos eram devotos do anjos. Esses espíritos celestes agem como guardiões da nossa fé, esperança e caridade e nos guiam no nosso caminho rumo ao céu.

Fonte: SJO

Nenhum comentário:

Postar um comentário