domingo, 26 de junho de 2016

Orando com a Palavra no Grupo de Oração


Os Grupos de Oração da Renovação Carismática Católica têm se tornado muito mais que um agrupamento de pessoas, e sim um local de encontro pessoal com Cristo, e de vivência da graça do Batismo no Espírito Santo. Um Grupo de Oração verdadeiramente dócil ao Espírito Santo deve cultivar um profundo amor à Palavra de Deus.

A Bíblia não deve ser utilizada somente no momento da pregação, devemos incentivar os participantes de nossos grupos a orar com a Palavra, pois ela irriga nossa vida espiritual. Sem a Palavra nossa espiritualidade fica estéril e na maioria das vezes sem frutos.


A segunda carta de São Paulo a Timóteo, no capitulo 3, 16-17 nos diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, e capacitado para toda boa obra”.

A Palavra nos capacita para toda boa obra, incluindo-se aí, a nossa oração pessoal, “ela” nos ajuda a orar. Quando nos aproximamos da Palavra de Deus, devemos fazê-lo com fé expectante, com a certeza de que Deus quer se revelar comunicando-se conosco.  

No Grupo de Oração, a leitura de um Salmo, por exemplo, antes do momento de louvor, pode ajudar os participantes a se abrirem à oração. Lê-se o salmo, e depois os participantes vão lendo em voz alta o versículo que mais lhe chamou a atenção.

Outra prática que pode ser utilizada é quando espontaneamente e movido pelo Espírito Santo um participante abre ao acaso a Sagrada Escritura e faz a leitura na página em que se abriu, de um ou dois versículos, que naquele momento mais lhe chamou a atenção. Este texto pode, com certeza, dar novo rumo à oração, ou até mesmo confirmar a direção que está sendo seguida.  Chamamos este versículo que nos salta aos olhos, que abrasa nosso coração, de rhema. Ele atualiza a Palavra em nossas vidas, tornando-a atual e vivencial.

O rhema move nosso coração, suscita em nós o desejo de responder à Palavra de Deus, nos levando, portanto, a uma maior intimidade com Deus. Neste momento a Palavra deixa de ser algo distante, para se tornar íntima, atual.

O Catecismo da Igreja Católica no número 2706 nos diz: “Meditando no que lê, o leitor se apropria do conteúdo lido, confrontando-o consigo mesmo. Neste particular, outro livro está aberto: o da vida. Passamos do pensamento à realidade. Conduzidos pela humildade e pela fé, descobrimos os movimentos que agitam o coração e podemos discerni-los”.

Orando com a Palavra de Deus em nossos Grupos de Oração, certamente levaremos os participantes a experimentar profundamente o amor de Deus, que quer se comunicar com cada um. Amigo leitor e colaborador não perca esta oportunidade, Deus quer se revelar a você, procure hoje mesmo um Grupo de Oração.

Lázaro Praxedes
Núcleo Nacional do Ministério de Pregação

Nenhum comentário:

Postar um comentário