domingo, 12 de maio de 2013

Virgem Maria: perfeita realização da obediência à Deus

“Muitos empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra.”
“Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo, para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebido.” (Lc 1, 1-4)

São Lucas foi um discípulo de São Paulo, que como descrito no texto acima, ouviu os ensinamentos daqueles que tinham sido testemunhas oculares de todos os acontecimentos na época de Jesus, mas ele teve a sabedoria de “investigar” tudo o que lhe foi relatado. Certamente São Lucas sentou-se diante da Virgem Maria e em uma prazerosa conversa, Nossa Senhora relatou-lhe ricamente com detalhes toda sua experiência de vida.

Diante da evidência de seriedade e exatidão que encontramos no Evangelho de São Lucas, observamos algo de grande ensinamento para nós. Neste Evangelho podemos fazer uma comparação de postura entre a anunciação do Anjo a São Zacarias e a Anunciação do Anjo a Nossa Senhora.

Quando o Anjo anunciou a São Zacarias que sua esposa – Santa Isabel – daria a luz a um filho mesmo ela sendo já idosa, em princípio São Zacarias se amedrontou com a presença do Anjo, mas logo após teve dúvida: “Como terei certeza disso? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada.” (Lc 1, 18).  Quando o Anjo foi enviado para anunciar a vinda de Jesus, no momento da saudação Nossa Senhora também perturbou-se, mas ao contrário de São Zacarias, não duvidou. Ao anúncio que, sem conhecer homem algum, ela conceberia o Filho de Deus, certa de que “para Deus nada é impossível” ela simplesmente disse: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38)

terça-feira, 7 de maio de 2013

JMJRio2013: Anunciada agenda do Papa Francisco no Brasil

O Papa Francisco terá uma agenda cheia de atividades em sua primeira grande viagem internacional, em julho deste ano. A programação no Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, inclui desde Atos Protocolares, como o encontro com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, até a visita a uma comunidade carente, em um hospital e a jovens detentos.

Fonte: Rio2013.com

Chegada e primeiros atos oficiais
O Papa chegará ao Brasil o dia 22 de julho, segunda-feira. A acolhida oficial será feita no Aeroporto Internacional do Galeão/Antônio Carlos Jobim, a partir das 16h. Logo após, haverá uma cerimônia de boas vindas no jardim do Palácio Guanabara, onde o Santo Padre dará o seu primeiro discurso. No local, haverá a recepção protocolar das três esferas de governo. A recepção protocolar será feita pela presidente da república Dilma Rousseff, pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes.

A Residência do Sumaré será o local que receberá o Sumo Pontífice durante sua estada no Brasil. A casa hospedou o beato João Paulo II em suas duas visitas ao Brasil, em 1980 e 1997. É um lugar reservado, pacato e longe dos grandes movimentos da cidade. Além do Papa Francisco, a residência receberá também toda comitiva papal.

Com a simplicidade que o mundo já conhece, o Santo Padre vai presidir missas diárias privativas na Residência.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Papa Francisco: "Diga aos membros da Renovação Carismática que eu os amo muito"

Mensagem pessoal do papa Francisco ao presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, que participa na convenção nacional italiana do movimento
Fonte: Zenit

Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, presidiu ontem a missa que encerrou o segundo dia da 36ª Assembleia Nacional italiana da Renovação Carismática, em Rimini.

Antes da missa, Fisichella transmitiu uma mensagem inesperada, que, literalmente, fez explodir de alegria os quinze mil presentes. Após o sinal da cruz, ele dirigiu a todos a saudação afetuosa do papa Francisco. "Antes de começar esta celebração, eu trago a vocês uma saudação. Esta manhã, antes de sair, eu encontrei o papa Francisco e lhe disse: Santo Padre, vou a Rimini, onde estão reunidos milhares e milhares de fiéis da Renovação Carismática, homens, mulheres, jovens. O papa, com um grande sorriso, me disse: Diga a eles que eu os amo muito. E como se não bastasse, antes de se despedir ele acrescentou: Escute, diga a eles que eu os amo muito porque na Argentina eu era o responsável. E por isso eu os amo muito".

Em sua homilia, Fisichella dedicou palavras de afeto aos participantes do grande encontro, agradecendo-lhes "pela grande obra de nova evangelização que já estão realizando há um longo tempo", mas que "se abre diante do esforço de todos através do Plano Nacional para a Nova Evangelização, que passa a ser a bússola para trabalhar e agir no coração da Igreja".

Em sua pregação breve e concreta, dom Rino focou em seguida no "trabalho" da nova evangelização e na figura de Jesus como "o mestre que nos acompanha e que não nos abandona, num mundo em que tantas vezes o cristão tem que andar na contramão".

terça-feira, 23 de abril de 2013

Papa Francisco: "A juventude, há que pô-la em jogo para grandes ideais"

Fonte: RCCBrasil

Queridos irmãos e irmãs,

O IV Domingo do Tempo de Páscoa é caracterizado pelo Evangelho do Bom Pastor que se lê todos os anos. A passagem de hoje traz estas palavras de Jesus: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um" (10, 27-30). Nestes quatro versos há toda a mensagem de Jesus, o núcleo do seu Evangelho: Ele nos chama a participar na sua relação com o Pai, e essa é a vida eterna.

alt
Jesus quer estabelecer com os seus amigos um relacionamento que seja reflexo do que Ele mesmo tem com o Pai: uma relação de mútua pertença na confiança plena, na íntima comunhão. Para expressar essa compreensão profunda, este relacionamento de amizade, Jesus usa a imagem do pastor com as suas ovelhas: ele as chama e elas reconhecem a sua voz, respondem ao seu chamado e o seguem. É linda esta parábola! O mistério da voz é impressionante: pensemos que desde o ventre de nossa mãe, aprendemos a reconhecer a sua voz dela e a do papai; no tom de voz, percebemos o amor ou o desdém, o afeto ou a frieza. A voz de Jesus é única! Se aprendemos a distingui-la, Ele nos guia no caminho da vida, caminho que vai além do abismo da morte.

Mas Jesus, porém, num determinado momento disse, referindo-se às suas ovelhas: "Meu Pai, que mas deu ..." (Jo 10, 29). Isto é muito importante, é um profundo mistério, não fácil de entender: se eu me sinto atraído por Jesus, se a sua voz aquece o meu coração, é graças a Deus Pai, que colocou em mim o desejo de amor, de verdade, de vida, de beleza... e Jesus é tudo isso em plenitude! Isso nos ajuda a compreender o mistério da vocação, especialmente das chamadas para uma especial consagração.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cinco segredos da JMJ




Apresentamos aqui uma síntese dos cinco pontos auge da JMJ de Madrid, analisados por Bento XVI em seu balanço de fim de ano. (vale a pena conferir na íntegra)

1) Nova experiência de catolicidade
A JMJ é a Nova Evangelização ao vivo. Permite apalpar a catolicidade, isto é, a universalidade da Igreja: gente de todos os continentes que, sendo tão diferente pela língua, cultura, nação, compartilham os mesmos sentimentos e ideais. É uma verdadeira aula de pluralismo.

2) Nova forma de ser homem
Em Madrid houve cerca de 20.000 jovens voluntários, indicando a perene vitalidade da caridade, que se reveste de formas novas conforme os tempos. Através do altruísmo, da solidariedade e do serviço, muitos redescobrem o amor de Deus e do próximo, que é o verdadeiro motivo da ação humana.

3) Revalorização da adoração
A presença real de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento da Eucaristia é o ponto focal da JMJ. Dali se alimenta a Igreja e aí encontra forças cada fiel. É a atitude que se tem diante da Eucaristia que define se uma pessoa está ou não comprometida com Cristo.

4) Redescoberta da Penitência
Não seria autêntico um encontro com Cristo que descuidasse da penitência. Jesus Cristo é exigente e a proposta de vida cristã tem como meta nada menos que a santidade. Por isso, o esforço penitencial de purificação, que todo batizado enviado ao longo de sua vida, necessita da graça de Deus para chegar à perfeição. A confissão sacramental dos pecados pessoais ao sacerdote é o único meio ordinário, instituído pelo próprio Cristo, para responder ao esforço humano com o perdão gratuito de Deus. Quem frequenta esse sacramento, recebendo a absolvição de sacerdotes experimentados, enche-se de alegria, de segurança, de confiança em sua luta por ser uma pessoa melhor.

5) Refortalecimento da alegria
Segundo São Tomás de Aquino, a alegria é “certo ato e efeito da caridade”, já que “a mesma caridade inclina a amar, a desejar o bem amado e a gozar nele” (S. Th., IIa-IIæ, q. 28, a. 5, c). Se pela caridade os cristãos são reconhecidos, em toda parte onde estiverem seu traço característico será, portanto, o sorriso da alegria.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

“Vale a pena ser de Deus e confiar em Sua misericórdia”

Não basta simplesmente proclamar que 2013 é o Ano da Fé, é preciso começar o ano colocando-a em prática. Foi desta forma que  Israel de Freitas Silva pôde vivenciar sua fé durante os dias em que esteve participando do Encontro Nacional de Formação, em Aparecida/SP. Veja como Deus agiu na sua vida e porque ele começa seu testemunho dizendo que vale a pena ser de Deus e confiar na Sua eterna misericórdia.

Fonte: RCCBrasil

altMeu nome é Israel de Freitas Silva, tenho 33 anos, sou casado há 10 anos, tenho dois filhos e conheci Jesus há 13 anos na RCC. Hoje, coordeno a região norte da minha diocese. Moro na cidade de Itaguatins, no norte do Tocantins. Eu amo a Renovação Carismática Católica.

Quero aqui expressar a todos os irmãos carismáticos deste imenso Brasil, o quanto vale a pena ser de Deus e confiar na sua eterna misericórdia. Sempre fui convidado por meus coordenadores diocesanos a participar do ENF, mas nunca dizia sim, pois achava impossível conseguir dinheiro pra arcar com as despesas. Ano passado, meu coordenador diocesano conseguiu me convencer a participar. Com muita luta e esforço viajei para Lorena/SP e participei do ENF 2012. Saí daquele encontro maravilhado e com forças para ajudar meu Grupo de Oração. Minha região viveu um grande avivamento.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Depoimento: I Acampamento de Carnaval com Cristo - Butiá

Olá, sou Daiana Vieira Lopes, tenho 23 anos, e deixarei registrado aqui meu testemunho sobre o I Acampamento de Carnaval em Butiá- RS.
No sábado, quando nos deslocávamos para o acampamento, não estava sentindo todo aquele ânimo ao estar indo para um retiro. Porém, mal sabia eu que Deus já tinha preparado muitas coisas para aqueles quatro dias. Saímos de Montenegro por volta das 14h, apesar de muitas tribulações e dificuldades com o carro no meio do caminho, o Espírito Santo nos conduziu em segurança, e chegamos na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Butiá por volta das 17h30, pois era da vontade dEle que estivéssemos nesse retiro.
Quando começou o acampamento, estava me sentindo diferente. Algo impossível explicar com palavras, mas definitivamente era uma sensação diferente das que sentia em outros retiros que eu já participei. No início, estava me sentindo desanimada. Perguntava ao Senhor, o que Ele queria de mim neste retiro. Pois, sabia que apesar da maneira que eu havia chegado ali, Ele tinha algo lindo e grande para realizar na minha e na vida de todos jovens que ali estavam.
No momento da trilha, na parte em que cada jovem tinha que fazer a sua cruz e dali em diante carrega-la, percebi que Deus me dizia no fundo do meu coração: “O que quero de ti é que apenas carregue a tua cruz”. Ali entendi que a maior missão que tinha era não ter medo de carregar minha cruz, independente do tamanho dela.
Depois, tivemos um momento de Adoração na Capela. Esse momento de Adoração foi o mais distinto de todos pra mim. Chorei de uma forma que choro apenas quando algo mexe muito profundamente comigo. Sentia que Deus estava começando a curar coisas do meu nascimento. Foi um momento bom, mas ao mesmo tempo agonizante, pois queria parar de chorar mais não conseguia.
No momento da Missa de Cura e Libertação de terça-feira, tivemos mais uma Adoração, e neste momento sentia que Deus curava cada cicatriz do meu nascimento, cada detalhe, restaurando tudo da forma mais linda.
Minha mensagem sobre o acampamento é que independente de como a gente se sinta, se estamos bem ou não, temos que ir até a presença de Deus. As maravilhas que o Senhor tem preparou para nós são muito maiores do que sonhamos ou imaginamos!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

O amor de Deus transforma e faz florescer o deserto do nosso coração

Mensagem Pascal do Papa Francisco e benção "Urbi et Orbi"

Fonte: RCC Brasil

Amados irmãos e irmãs de Roma e do mundo inteiro, boa Páscoa!

Que grande alegria é para mim poder dar-vos este anúncio: Cristo ressuscitou! Queria que chegasse a cada casa, a cada família e, especialmente onde há mais sofrimento, aos hospitais, às prisões...

altSobretudo queria que chegasse a todos os corações, porque é lá que Deus quer semear esta Boa Nova: Jesus ressuscitou, uma esperança despertou para ti, já não estás sob o domínio do pecado, do mal! Venceu o amor, venceu a misericórdia! Sempre vence a misericórdia de Deus!

Também nós, como as mulheres discípulas de Jesus que foram ao sepulcro e o encontraram vazio, nos podemos interrogar que sentido tenha este acontecimento (cf. Lc 24, 4). Que significa o fato de Jesus ter ressuscitado? Significa que o amor de Deus é mais forte que o mal e a própria morte; significa que o amor de Deus pode transformar a nossa vida, fazer florir aquelas parcelas de deserto que ainda existem no nosso coração. Isso pode realizar o amor de Deus!

Este mesmo amor pelo qual o Filho de Deus Se fez homem e prosseguiu até ao extremo no caminho da humildade e do dom de Si mesmo, até a morada dos mortos, ao abismo da separação de Deus, este mesmo amor misericordioso inundou de luz o corpo morto de Jesus e transfigurou-o, o fez passar à vida eterna. Jesus não voltou à vida que tinha antes, à vida terrena, mas entrou na vida gloriosa de Deus e o fez com a nossa humanidade, abrindo-nos um futuro de esperança.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Orientações para o Jejum na Quaresma


Jejum: fazer apenas uma refeição completa durante o dia e, caso haja necessidade, tomar duas outras pequenas refeições que não sejam iguais em quantidade à habitual ou completa. Não fazer as refeições habituais ( e não haver requintes na que for feita), nem outros petiscos durante o dia (nem mesmo cafezinho, doces, chimarrão etc).

Estão obrigados ao jejum os que tiverem completado dezoito anos até os cinqüenta e nove completos. Os outros podem fazer, mas sem obrigação. Grávidas e doentes estão dispensados do jejum, bem como aqueles que desenvolvem árduo trabalho braçal ou intelectual no dia do jejum. Água e remédios são permitidos em qualquer tipo comum de jejum.

Nota: para não se fugir à orientação da igreja este jejum pode ser tornado mais rigoroso, mas não atenuado. Pode-se, caso servir para vivê-lo melhor,  fazer outros tipos de jejum conhecidos, tais quais
- pão e água:  também conhecido como jejum bíblico, fazê-lo à base de pão e água durante o dia.
- à  base de líquidos:  tais quais chás, vitaminas, laticínios, menos caldos.
- abster-se de refeições: escolhe-se uma das refeições para não ser feita, e come moderamente nas duas outras, não se abstendo de água.
-  jejum completo: neste só é permitido água durante o dia.
E para ser o jejum que é prescrito, necessariamente referir-se-á à alimentação. As demais mortificações, ou penitências, podem ser bem vindas, mas normalmente não são jejum.

Abstinência: deixar de comer carnes de animais de sangue quente - bovina (gado), ovina (carneiro), aviária (frango, galeto, galinha...), bubalina etc - , bem como seus caldo de carne.
Permite-se o uso de ovos, laticínios e gordura. Nos dias prescritos, o jejum feito, ou que se esteja fazendo, não desobriga a abstinência durante todo o dia .

Estão obrigados à abstinência os que tiverem completado quatorze anos, e tal obrigação se prolonga por toda a vida. Grávidas que necessitem de maior nutrição e doentes que, por conselho médico, precisam comer carne, estão dispensados da abstinência, bem como os pobres que recebem carne por esmola.

Abstinência parcial: carne permitida só na refeição principal/completa


-------------------------------
Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor: são os dois dias do ano que a igreja define jejum e abstinência obrigatórios.
Demais dias da Quaresma, exceto os Domingos: jejum e abstinência parcial  recomendados.
Sextas-feiras da Quaresma (que estão entre os dias assinalados pelo calendário antigo como Sextas-feiras das Têmporas): jejum e abstinência recomendados.
Demais sextas-feiras do ano, exceto se forem Solenidades: abstinência obrigatória, mas não é obrigatório o jejum.

Em alguns lugares, conforme liberação da conferência episcopal, essa abstinência pode ser trocada, a juízo do próprio fiel, por outra penitência. Lugares tais quais, no próprio Brasil, em que a CNBB permitiu outros tipos de penitências, como orações piedosas, prática de caridade, exercícios de devoção etc.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
a partir de texto base de Dom Eugênio de Araújo Sales, Arcebispo emérito do Rio de Janeiro

quarta-feira, 20 de março de 2013

JMJRio2013: Papa Francisco confirma presença


Papa Francisco recebe presidente do Brasil em audiência privada
Enviada especial a Roma

Papa recebe Dilma Rousseff em audiência privada no Vaticano
Papa recebe Dilma Rousseff em audiência privada no Vaticano (Foto: Roberto Stuckert/PR)
O Papa Francisco recebeu na manhã desta quarta-feira, 20, a presidente da República, Dilma Rousseff. O encontro que durou pouco mais de 20 minutos, tratou de temas ligados à juventude, JMJ Rio 2013, o problema das drogas e a pobreza que assola o continente sul-americano.
“Ele é uma pessoa extremamente carismática e, ao mesmo tempo, tem um grande compromisso com os pobres. Isso torna a relação com o Brasil muito importante (…) Um Papa muito modesto. Ele comentou que não se pode ter orgulho nem pretensões”, disse a presidente, em coletiva de imprensa após o encontro.
Dilma também ressaltou que o Papa enfatizou, durante a conversa, a importância da proteção das populações mais fragilizadas. No que se refere à Jornada Mundial da Juventude, ela considerou o Santo Padre entusiasmado com essa que será uma de suas primeiras viagens apostólicas.
“Ele me disse que tem uma grande esperança de que haja uma presença maciça de jovens”, ressaltou.
Ainda falando sobre a juventude, Dilma ressaltou que o Pontífice acompanhou as notícias referentes à tragédia de Santa Maria (RS), em janeiro deste ano.
“Ele disse que ficou comovido com a questão de Santa Maria e que nós temos de demonstrar força e ternura. O Papa disse que o Brasil, em relação a Santa Maria, demonstrou essa força e ternura”, afirmou.
Visita a Aparecida (SP)
De acordo com Dilma, após a Jornada Mundial da Juventude, o Santo Padre pretende ir a Aparecida (SP), onde, em 2007, participou da V Conferência Episcopal dos Bispos Latino-americanos.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Francisco uma história por trás do nome

O novo Papa é um exemplo para todos de humildade, caridade, amor e obediência. Exemplos bem fortes de São Francisco de Assis. Mas existe outro Francisco nesta história.
Santo Inácio de Loyola era um jovem nobre, porém ele era um fidalgo “filho de algo”. Na época medieval a herança ficava somente com o primogênito, e Santo Inácio de Loyola era o mais novo dos doze irmãos ele não tinha direito a herança. Então seu objetivo era tornar-se um cruzado e lutar pela Igreja, contra os islâmicos na terra santa. Mas seu sonho é perdido. Aconteceu que, durante a defesa do castelo de Pamplona, Inácio quebrou uma perna, precisando assim ficar paralisado por um tempo; desse mal Deus tirou o bem da sua conversão, já que depois de ler a vida de Jesus e alguns livros da vida dos santos concluiu: "São Francisco de Assis fez isso, pois eu tenho de fazer o mesmo. São Domingos isso, pois eu tenho também de o fazer".
Então em 1540 o Papa Paulo III, autoriza a Ordem Jesuíta. A ordem jesuíta foi a maior ordem que existiu na Igreja, diferente dos franciscanos, beneditinos e agostinianos que eram uma ordem de contemplação de vivencia em monastérios, os jesuítas era uma ordem de missão, não tinham lugar fixo, trabalhavam para fundar universidades, escolas, hospitais. Em 1517 aconteceu à reforma protestante e a Igreja sofreu com isso na Europa, então a Companhia de Jesus leva o evangelho ao “Mundo Novo” as Américas, para o Oriente na China e no Japão e também para Rússia, o evangelho e propagado para todo o mundo.
O maior missionário da ordem, foi São Francisco Xavier, foi ele quem levou o evangelho para o Japão, China e Rússia, além de outros lugares da Europa. Era muito conhecido por sua humildade e por nunca ter um lugar fixo sua vida foi intensa de missão. Assim a nossa Igreja o chama de Santo por seu um dos maiores missionários da história da nossa Igreja.
Acredito que o novo Papa marca um tempo novo para Igreja. Pelo Nome já da para ver que o caminho que vai seguir vai ser o mesmo de João Paulo II, que pedia uma Igreja de missão e Bento XVI, que pedia a reconstrução da Igreja, principalmente na Europa. Francisco vai liderar a Igreja para missão e acredito também em sua ousadia, uma ousadia de levar o evangelho a lugares que ainda não é conhecido como no Oriente Médio. Em seu primeiro discurso ele disse “Vamos caminha juntos com a Igreja para caridade e o amor” Papa Francisco.
O novo tempo começa, as promessas começam a se realizar, a missão se inicia!  
Edmilson Cruz – Coord. do MJ de Montenegro

quarta-feira, 13 de março de 2013

UGANDA: uma causa urgente!


alt
Fonte: RCC Brasil

O momento é de mobilização e solidariedade para com os nossos irmãos de Uganda, onde a  RCC do Brasil possui uma base missionária desde novembro de 2012. Segundo informações das missionárias da RCC no país, Rita de Cássia Luiz de Sá e Fabiany de Souza, cerca de 160 pessoas portadoras do vírus HIV estão sem o coquetel de tratamento a partir deste mês.  

Elas explicam que essas pessoas, residentes em uma das regiões mais pobres de Uganda, as Montanhas, são atendidas pela comunidade carismática Yesu Ahuriire que, através de doações recebidas da Áustria, distribui a medicação mensalmente. Entretanto, neste mês e no próximo, os doadores já avisaram que não poderão enviar o recurso.

Frente a uma situação tão urgente, a Renovação Carismática Católica do Brasil decidiu se mobilizar e angariar fundos para garantir o tratamento desses irmãos.  Segundo informações das missionárias, são necessários R$ 3800,00 para a compra dos medicamentos referentes aos meses de março e abril.

Trata-se de uma situação realmente dramática, caso esses recursos não sejam levantados, esses irmãos podem morrer.

Como ajudar
Todos os interessados em colaborar com essa iniciativa devem entrar em contato com o Escritório Nacional da RCCBRASIL pelo telefone (53) 3227 0710 ou pelo e-mail rccbrasil@rccbrasil.org.br e manifestar sua vontade de ajudar. Serão aceitas doações de qualquer quantia em dinheiro.

Participe e ajuda a cuidar da vida dos nossos irmãos de Uganda! Estaremos fazendo isso ao próprio Senhor. “Em verdade vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizeste” (Mt 25,40 ).

terça-feira, 12 de março de 2013

Depoimento: I Acampamento de Carnaval com Cristo


Olá meu nome é André Luiz Lappe e tenho 24 anos. Já participo do Grupo de Oração Anjo Gabriel há 2 anos, mas eu não participava ativamente do Grupo. Apenas ia nos encontros, mas não conseguia abrir o meu coração para Deus. A conseqüência disso era nunca ouvir o chamado Dele e assim foi por um longo tempo, eu frequentava o grupo, mas não conseguia me entregar à Deus. Certo dia, durante a Missa, Deus me colocou que Ele precisava de mim para a Sua obra e, a partir daquele dia, comecei a buscar estar cada vez mais próximo Dele. Mesmo assim, eu ainda não tinha toda aquela segurança que eu precisava, eu sabia o que eu deveria fazer, mas me faltava coragem para tomar a decisão certa. Enquanto isso, eu buscava cada vez mais a Deus, dedicava mais tempo para orar, a minha certeza aumentava, mas o medo também era grande e também as minhas atitudes me afastavam ainda mais de Deus.

Sentinelas do Grupo de Oração Anjo Gabriel
Quando fiquei sabendo do Acampamento de Carnaval, eu tinha muitas dúvidas, muitas coisas pesavam na minha cabeça (Será que é legal? Será que eu vou gostar? Será que eu vou fazer amigos? Como vou ir? Mas tenho que trabalhar no sábado, na segunda e na terça, o que vou fazer?). Com todas essas perguntas me rondando eu tinha tudo para não ir, mas Deus me dizia que eu tinha que estar lá, que iria ser muito bom para mim, Ele me queria lá.

Então resolvi ir, fui no sábado a noite e voltei no domingo a noite e, posso dizer, com toda a certeza, que Deus não falha, quando você ouve o chamado Dele é só benção. Cheguei no Acampamento durante a pregação da Ana Maria e foi muito bom. Logo após teve o Life House, eu nunca tinha assistido o teatro, eu só ouvia falar e, vendo a apresentação, foi como se a minha vida estava sendo ali representada. Aquilo me tocou muito forte, me fez refletir muito sobre as minhas atitudes. Depois, teve o momento na fogueira, parece que tudo que acontecia estava me preparando, mas eu não entendia como e nem o motivo desse sentimento. Então, no domingo pela manhã, fomos até a capela, para um momento de adoração e, durante esse momento, Deus me colocava que Ele estava muito feliz com a nossa presença, e isso foi maravilhoso, nunca havia sentido algo parecido. Com isso, Deus continuava me preparando, mas foi durante a Missa no domingo à tarde que eu senti ainda mais forte o amor de Deus. Durante a adoração ao Santíssimo e o pessoal cantando a musica “Não dá mais pra voltar”, Deus me disse que aquela não era mais a minha vida. Me veio a imagem de quando nós estávamos indo para o Acampamento e a balsa partiu de Triunfo em direção a São Jerônimo, e Deus me dizendo que tudo o que me afastava Dele ficou para trás, eu não sei como explicar, mas simplesmente tudo o que me angustiava, todo aquele meu medo de entregar a minha vida a Ele, tudo o que me afastava de Deus, foi arrancado do meu coração, eu não entendia como, mas eu tinha a certeza que Deus estava me libertando de todas as minhas aflições. Eu nunca havia sentido o amor e a ação de Deus com tanta intensidade! Sem dúvida, Deus é incrível!

"Só tenho a dizer que este retiro, apesar de participar apenas um dia, mudou a minha vida. Para os que não puderam participar lamento, pois foi muito especial estar lá, e para quem assim como eu esteve na dúvida, mas não foi, quero dizer que valeu a pena ir, pois quando Deus te chama não tenha medo te entrega a Ele, pois Ele preparou maravilhas para ti.

quinta-feira, 7 de março de 2013

O tempo de Deus é perfeito





“Essa é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza; que cada um de vós saiba possuir o seu próprio corpo santa e honestamente, sem se deixar levar pelas paixões desregradas” 1 Tessalonicenses 4, 3-5


Essa passagem nos coloca diante de muitas situações que o mundo apresenta-nos nos dias atuais. Quantos jovens que você conhece que acabam namorando e levando uma vida desregrada de forma apressada, sem pensar nas consequências? Quantos jovens que conhecemos que vivem somente para os prazeres do mundo, que esquecem que foram criados por Deus e que não dão valor para o próprio corpo e o vendem por preços baratos. Isso não pode ficar assim mais, nós, jovens apóstolos do Espírito Santo temos que dar um novo rumo pra essa juventude. Não é fácil, mas Deus disse que não seria fácil, mas no final podemos ver a recompensa de jovens que tiveram suas vidas transformadas por Cristo Jesus.

Algumas pessoas pensam que namorar é só beijar e ter relações de intimidade. Hei...jovem, Deus preparou muito mais pra você. O Senhor quer que você viva uma vida de santidade junto dEle e da pessoa que Ele tem pra você. Como diz na passagem de 1 tessalonicenses 4,7 

“Deus não nos chamou para a impureza, mas para a Santidade’’;


Cada coisa tem a sua hora para acontecer. O namoro é um período de conhecimento. É o momento que o casal deve aproveitar para conhecer as qualidades e defeitos um do outro. É o período de preparação para viver uma vida conjugal futuramente. É o momento de renúncias. Renunciar ao ato sexual, as carícias indesejáveis, se for preciso também os beijos demorados e a tudo aquilo que possa afastar o casal da vontade de Deus. Tudo isso é guardado para o momento mais especial da vida do casal, o matrimônio!

Tem uma história de um livro muito bacana chamado Romance a maneira de Deus”, de Eric e Leslie Ludy. Esse é um bate-papo de Leslie em um momento que decidiu entregar sua vida amorosa a Deus. Quem ainda não leu o livro, recomendo, vale a pena


“Você declara dramaticamente:

- Senhor, renuncio a área de relacionamentos da minha

vida para entregá-la a Ti! Não vou mais procurar

relacionamentos. Vou esperar pacientemente pelo Teu "perfeito

tempo".

Você se sente muito bem com esse seu novo

compromisso. Esta confiante no "tempo perfeito" de Deus. Você

se acomoda confortavelmente, pois tem certeza de que a teoria

"esperar sem namorar" vai funcionar sem problema. Passam-se

alguns minutos. Você suspira e sorri. Até que esse negócio de

esperar não é tão difícil assim! Você pensa. Passam-se cinco

minutos. Uau! Esse negócio não tem segredo! É realmente bem

simples!

Após uns vinte minutos, você começa a ficar levemente

inquieta. Vai até a janela e fica olhando para fora. É, você fala

consigo mesma, é assim mesmo! Sente-se, relaxe e deixe Deus

fazer todo o trabalho. Meu futuro marido poderá estar à porta da

minha casa a qualquer minuto.

Depois de meia hora. você começa a andar de um lado

para o outro.

- Hum... com licenca, Deus, sou eu de novo. Só queria me

certificar se Tu sabes que eu estou aqui ESPERANDO que faças

alguma coisa em minha vida, na área de relacionamentos.

Estas lembrado? As seis horas desta tarde eu fiz um

compromisso Contigo de esperar em Ti pelo meu futuro

marido. E... ah... nao quero ser indiscreta ou coisa parecida,

mas já faz meia hora que estou esperando. Estou pronta, está

bem?

Mais cinco minutos e você fica realmente agitada. Tique.

taque. tique. taque. tique. taque... Os ponteiros do relógio da

parede continuam correndo, mas os minutos passam

vagarosamente. Você olha pela janela mais uma vez. Nenhum

sinal do seu futuro marido. Você da um daqueles suspiros

profundos e olha no seu relógio. Você decide dar mais um

minuto a Deus.

Espera o ponteiro grande do relógio mover-se mais uma

vez ao redor do círculo. Quando o tempo termina, você cai em

grande frustração.

- Deus, quanto tempo Tu queres que eu fique aqui

sentada esperando pelo meu futuro marido? E que tenho

pessoas para ver, lugares para ir. Não posso simplesmente ficar

sentada aqui como um vegetal. Desculpe, Deus, mas esse

negócio de esperar não funciona! Vou voltar a namorar. Não

posso desperdiçar tempo esperando que Tu faças alguma coisa.”




Quantas vezes nós já agimos assim com Deus? Como se Ele fosse um gênio da lâmpada mágica que fizesse aquela pessoa especial aparecer? O que precisamos saber, irmãos é que o tempo de Deus é diferente. No momento que nos decidimos entregar nossa vida sentimental a Deus, é que Ele começa a agir do Seu modo. Começa a escrever a nossa história em um livro com folhas limpas e perfumadas. Uma história que as vezes não acreditamos que pode ser nossa, mas que Deus a escreve com todo carinho e amor. Decidir entregar a nossa vida nas mãos de Deus não é fácil. Renunciar as nossas vontades também não. Mas a certeza da felicidade eterna é garantida no final da história.  


Fiquem na paz de Jesus! 


Daiana Vieira Lopes
 

quarta-feira, 6 de março de 2013

Não podemos acumular os dons de Deus em poucas mãos

Dia 30 de setembro, fazemos memória ao patrono da Bíblia, São Jerônimo, um dos tradutores dos textos bíblicos do original para o latim, formando a Bíblia chamada de “Vulgata”. É a Palavra de Deus como sendo o grande dom, um caminho revelador da identidade de Deus em Jesus Cristo. Aí encontramos a indicação dos dons divinos concedidos à pessoa humana.


Imagem de Destaque
Toda pessoa, além do dom da vida, é marcada pela presença da bondade do Senhor com habilidades para o bem de todos. Dons que não podem ser privatizados por práticas egoístas. Os bens materiais são dons de Deus e devem ser administrados de forma a propiciar vida digna para todas as pessoas. Deus pedirá conta de quem administra com injustiça.

Na administração dos dons, a prática deve ser de liberdade, evitando um poder centralizado, sem organização, função social e sem a participação da comunidade. Muitos administradores temem ser diminuídos em sua autoridade e, às vezes, são envolvidos por ciúmes, prejudicando o destino dos bens por causa de atos infantis. 


A administração dos bens públicos pode revelar um alto grau de imaturidade e despreparo dos seus administradores. Eles são escolhidos pelo nosso voto no dia das eleições. Mas não seria o nosso voto um ato de imaturidade, porque não escolhemos quem tem mais condição, preparo e dignidade para o cargo? Ainda é tempo para refletir sobre isto.

O poder do administrador não pode ser apenas para sua projeção social. Não devemos concordar com o “mal agir”, com a conduta errada, a cobiça, a inveja e a ambição. É necessário extirpar todo tipo de administração que vai contra os princípios do Evangelho, porque as consequências são desastrosas para o povo.

Os dons de Deus não podem ser acumulados em poucas mãos. A injustiça social é uma grande ofensa ao Criador. A riqueza centralizada provoca insensibilidade e exploração das pessoas, na qual domina a injustiça e a desonestidade. Temos como fruto a violência e a morte; é um desvio de destino dos bens de Deus.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba - MG

terça-feira, 5 de março de 2013

JMJ Rio 2013: Missionários da RCC

alt
Fonte: RCC Brasil

A presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil, Katia Roldi Zavaris, o segundo secretário e coordenador nacional do ministério Fé e Política, Sérgio Zavaris, o presidente do Conselho Estadual da RCC RJ, Ricardo Emílio e o diretor executivo do Escritório Nacional, Márcio Zolin, reuniram-se com padre Ramão, responsável pelos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, no último sábado (2) no Rio de Janeiro na capital carioca.

O encontro aconteceu para que fossem tratados assuntos referentes à logística de trabalho, alojamento, deslocamento e alimentação dos mais de dois mil voluntários da RCC que estarão em missão durante a JMJ na edição especial do Jesus no Litoral.

Além da missão Jesus no Litoral, a RCCBRASIL estará com intensas atividades durante a Jornada como o Festival da Juventude Carismática, que acontece de 20 a 22 de julho, e o Palco RCC Mundo, que apresentará diversas atrações dentro na programação da JMJ no dia 24 de julho.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Carta aberta redigida pela presidente da RCC Brasil

Fonte: RCC Brasil

Amados irmãos e irmãs da Renovação Carismática Católica do Brasil,
alt

A todos, “graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Nosso Senhor Jesus Cristo!”

Estamos diante de um fato novo e histórico que muito surpreendeu aos católicos e até aos não católicos: a renúncia de nosso amado e querido Papa Bento XVI, no dia 11 de fevereiro último, durante uma reunião com os cardeais da Cúria Romana.

Como Igreja e como presidente da RCC do Brasil, me dirijo a todos para pedir que intensifiquem as suas orações e súplicas ao Senhor, a fim de que com elas possamos auxiliar o Santo Padre em suas necessidades físicas e espirituais. Peçamos também a intercessão de Nossa Senhora, esposa do Espírito Santo e Mãe da Igreja, para que Ela interceda junto a Jesus pela unidade da Igreja e pelo Colégio Cardinalício, antes e durante o Conclave que vai escolher o novo Papa.

Esta renúncia aconteceu às portas da Quaresma. Nestes quarenta dias, especialmente propícios para o jejum e para a oração, queremos reafirmar a nossa fé, dizendo como São Paulo: “sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios” (Rom 8,28).