domingo, 12 de maio de 2013

Virgem Maria: perfeita realização da obediência à Deus

“Muitos empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra.”
“Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo, para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebido.” (Lc 1, 1-4)

São Lucas foi um discípulo de São Paulo, que como descrito no texto acima, ouviu os ensinamentos daqueles que tinham sido testemunhas oculares de todos os acontecimentos na época de Jesus, mas ele teve a sabedoria de “investigar” tudo o que lhe foi relatado. Certamente São Lucas sentou-se diante da Virgem Maria e em uma prazerosa conversa, Nossa Senhora relatou-lhe ricamente com detalhes toda sua experiência de vida.

Diante da evidência de seriedade e exatidão que encontramos no Evangelho de São Lucas, observamos algo de grande ensinamento para nós. Neste Evangelho podemos fazer uma comparação de postura entre a anunciação do Anjo a São Zacarias e a Anunciação do Anjo a Nossa Senhora.

Quando o Anjo anunciou a São Zacarias que sua esposa – Santa Isabel – daria a luz a um filho mesmo ela sendo já idosa, em princípio São Zacarias se amedrontou com a presença do Anjo, mas logo após teve dúvida: “Como terei certeza disso? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada.” (Lc 1, 18).  Quando o Anjo foi enviado para anunciar a vinda de Jesus, no momento da saudação Nossa Senhora também perturbou-se, mas ao contrário de São Zacarias, não duvidou. Ao anúncio que, sem conhecer homem algum, ela conceberia o Filho de Deus, certa de que “para Deus nada é impossível” ela simplesmente disse: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38)




São Lucas tendo relatado este episódio nos deu a oportunidade de entender como se comportar diante de uma promessa de Deus, e que Nossa Senhora é o exemplo da obediência na fé.
 “Obedecer (“ob-audire”) na fé significa submeter-se livremente à palavra ouvida, visto que sua verdade é garantida por Deus, a própria verdade. Desta obediência Abraão é o modelo que a Sagrada Escritura nos propõe, e a Virgem Maria , sua mais perfeita realização” (CIC 144)

Com o seu sim de entrega total à vontade de Deus, Nossa Senhora entregou-se para que Deus viesse até nós. Deus tornou-a cheia de graça em nosso favor. Santo Irineu de Lion irá nos dizer: “Obedecendo, se fez causa da salvação para si e para todo o gênero humano”.

Irmãos, peçamos à Virgem Maria que rogue a Deus por nós para que possamos aprender a ouvir a voz de Deus e, pela fé, obedecê-la. Não titubear, não duvidar e crer que nada é impossível para Deus. Quando sentirmos que Deus nos disse algo, possamos dizer: Senhor seja feita a Tua vontade em minha vida!

Diante das dificuldades e tribulações, silenciemos nosso coração e ouçamos a voz de Deus!

André Borges
Consagrado Obra de Maria
Missão Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário