terça-feira, 7 de agosto de 2012

Santa Catarina de Sena (1347-1380)



Não posso esconder meu atual interesse e predileção por esta mulher de Deus: Catarina Benincasa - Santa Catarina de Sena.
Tenho lido muito sobre a vida dela bem como as cartas que escreveu, e sinto meu coração inflamar por tamanha intimidade e escuta do Senhor.
Desde os seus cinco anos sentia-se inclinada ao Senhor, mesmo em sua juventude com alguns pequenos desvios de conduta, sabia no intimo do seu coração que seu caminho e vida já haviam sido destinados ao Senhor, o Jesus Amor. Mulher de oração buscava todos os dias uma intimidade maior com o Senhor, chegava a dormir apenas meia hora por dia para ter mais tempo para orar.
Jesus então convoca Catarina a viver uma vida apostólica, não que ela fosse deixar sua vida de oração, mas agregaria a ela uma vida de Missão e Exortação através de suas obras e da caridade que prestava. Ao aceitar de maneira convicta o chamado do Senhor, Santa Catarina começou a ser uma das mulheres mais respeitadas pelo Papa Gregório XI que requeria a presença dela e suas ações para a Igreja. Com o Papa Urbano VI não foi diferente, mesmo para as dificuldades de aceitação em relação à liderança feminina dentro da Igreja, Urbano VI não cessava de solicitar a presença de Catarina para o bem da Igreja.
Muitas foram as experiências Místicas de Amor que Santa Catarina teve com Jesus. Através dessas experiências Catariana mantinha diálogos com Aquele que Ela chamava "Jesus Doce, Jesus Amor", onde o Senhor a instruía nos passos que deveriam ser dados pela Igreja e Aquilo que ela precisava anunciar ao Mundo.

Dentro dos diálogos e Cartas que li de Santa Catarina de Sena quero ressaltar uma parte da 16ª Carta: A sede de almas nos Pastores.
-A serva lhe perguntou: “Senhor, tu dizes que na cruz cessou o sofrimento do teu desejo. De que modo? Então, agora já não me queres?”. O Senhor lhe respondeu: “Não, minha doce filha! Quando morri na cruz, terminou com a vida a dor do desejo; mas não cessaram o meu desejo e a minha sede da vossa salvação. Se houvesse acabado o amor que tive e tenho pela humanidade, vós nem existiríeis mais. Foi meu amor que vos tirou do seio do Pai, quando vos criou na sua sabedoria; esse mesmo amor vos conserva em vida; vós nada mais sois que fruto do amor. Se o Pai retirasse seu amor, dado no poder e na sabedoria, voltaríeis ao nada. Eu, Filho unigênito do Pai, sou um aqueduto que vos traz a água da graça. Eu manifesto o amor do Pai. De fato, o que o Pai possui, eu também possuo, pois sou um com o Pai e o Pai um comigo. Por meio de mim o Pai se revela. Por isso afirmei: o que recebi do Pai, eu vos comuniquei. A razão de tudo é o amor”.
 Bem vedes, reverendo pai! Jesus, que é amor, morre de sede e fome da nossa salvação. Por amor a Cristo crucificado, peço que mediteis sobre tal sede do Cordeiro. Minha alma gostaria de vos ver morrendo de desejo santo, ou seja, tudo fazendo com amor pela glória de Deus e a salvação das almas, pela exaltação da santa Igreja.
 Gostaria de vos ver crescendo em tal sede e por causa dela morrendo, como fez Jesus. Que morressem a vontade pessoal e o amor sensível. Que morrêsseis às honras, satisfações sociais e todo tipo de grandeza humana. Tenho certeza de que, se olhardes para o vosso íntimo, compreendereis que nada sois; entendereis que tudo vos foi dado por Deus numa grande chama de amor; vosso coração não oporia resistência ao ímpeto da caridade, mas eliminaria, todo amor próprio, não procuraria o que é útil à própria pessoa. Vós amaríeis a Deus por ele mesmo e também amaríeis o próximo, não por interesses pessoais, mas a fim de promover sua salvação eterna e a glória divina. Deus ama demais a humanidade. Também os servos de Deus devem amá-la, imitando o Criador. É condição da amizade que eu ame tudo aquilo que meu amigo ama. E os servos querem bem a Deus, não por interesse pessoal, mas porque Deus, bondade infinita, merece ser amado. -

Como meu coração não se inflamará ao ler as palavras desta carta?
A mesma sede de Almas que Deus tem, a mesma Sede que era súplicada pelas Palavras de Santa Carina de Sena, hoje são colocadas no coração daqueles que aceitam o chamado ao Pastoreio.
Hoje nós precisamos ter Sede pelas almas que o Senhor nos confia, não para méritos próprios, não para ressaltar títulos ou cargos que temos dentro da Igreja e Movimento, mas simplesmente porque Jesus tem Sede, e Sede de almas.
Que possamos orar, clamando ao Senhor esta Sede dentro de nosso coração, que nossos corações queimem pela sede das almas que necessitam de Salvação.

Encerro aqui esta pequena nota sobre esta mulher, esta guerreira do Senhor, ressaltando minha admiração pela intimidade que ela vivia com o Senhor e pela ousadia de exortar segundo a vontade do Pai.

"Que o vosso coração não se esfrie diante de nenhuma dificuldade emergente. Fortalecei-vos pensando que Jesus crucificado realizará os inflamados desejos dos seus servidores. Nada mais digo. Permanecei no santo e doce amor de Deus. Afogai-vos no sangue de Cristo, pregai-vos na cruz com ele, banhai-vos no seu sangue. Pai, perdoai minha presunção. Jesus doce, Jesus amor."
Santa Catarina de Sena

Ana Maria Flores da Silva
Coord. MJ Diocese Montenegro

Nenhum comentário:

Postar um comentário