sexta-feira, 29 de junho de 2012

Como tens conversado com Deus?



Boa tarde Sentinela!

Hoje gostaria que refletíssemos um pouco sobre a oração.
Como você tem rezado?! Ou melhor, como você tem converado com Deus?!
Você está rezando apenas por si? Ou apenas pelos outros?!
Está impondo a sua vontade a Deus ou está jogando todas as culpas e responsabilidades para Ele?!
Está orando com fé ou com desespero?!

Temos que tomar cuidado para não cair nesses extremos. Pois, assim como nas demais área de nossas vidas, exageros sempre são prejudiciais.

Lembre-se: Deus é um amigo, um confidente, para quem você pode contar tudo, sem medo, sem vergonha. Pois, acima de tudo e de todos, Ele é Deus e deu a vida por amor a ti!

Dica de leitura: Como você tem rezado?

Que tenhas um final de semana com muito amor!

Cristina Grespan
Coordenadora do MCS do GO SDS

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Encontro Mundial mobiliza jovens Carismáticos






Com o tema “Em Jesus, as nações porão sua esperança” (Mt 12,21) o primeiro Encontro Mundial de Jovens da Renovação Carismática Católica (RCC) tem o objetivo de mostrar a cara da juventude, bem como celebrar, partilhar e integrar jovens de várias partes do mundo. Paralelo a esse, também estará ocorrendo o Congresso Nacional da RCC. Ambos os eventos, serão realizados de 10 a 15 de julho, no Centro de Convenções, em Foz do Iguaçu – PR.  

A alegria de saber que jovens de todos os lugares estarão reunidos por um Ideal é o que motiva cada vez mais Valdir Simplicio, de 28 anos, coordenador do Grupo de Oração Aparecida. “Neste dia, o Céu se rasgará e o Espirito Santo descerá sobre a terra, fazendo um novo pentecostes”, profetizou. 


Para Valdir, será uma experiência única participar desse encontro, já que será o primeiro grande encontro da juventude carismática no Brasil. “O Senhor faz o derramamento de Seus dons por etapas, e nessa tenho certeza que aquilo que os países precisarem, o Espírito Santo irá derramar, e quanto mais se entregarem mais ungidos serão por Deus”, destacou o rapaz.

Jean Emer, 34 anos, vocalista da Banda Hava, que já tem show confirmado durante o Encontro, diz que a expectativa é grande, ainda mais nesse que será a nível mundial. “Sempre participei de encontros estaduais, regionais e nacionais do Ministério Jovem desde 1998, mas esse será diferente, não vejo a hora de estar lá”, exclamou, entusiasmado. Para ele, a troca de conhecimento e aprendizado vai ser intensa. “Poder ver outras culturas vivendo nossa espiritualidade vai ser emocionante”, relatou. 


Jean Emer reforça o convite para quem tem interesse de viver uma experiência única do Amor de Deus, invocando os jovens do Brasil a participarem do mundial, que, segundo ele, será um marco na história da Igreja Católica e do movimento carismático. “Esse encontro será uma oportunidade para começarmos a criar uma comunidade de irmãos de outros países que vivem a mesma fé, e com certeza irá abrir as portas para a missionarmos o mundo todo”, finalizou.


Ainda dá tempo de se inscrever no Mundial. Venha vivenciar esse momento único ao lado de irmãos de diferentes nações. Para mais informações acesse o site: http://mundial2012.rccbrasil.org.br/

Deus te abençoe


Texto: Daiana Vieira Lopes estudante de Jornalismo

terça-feira, 26 de junho de 2012

Qual a Solução para a AIDS?

Não há solução fácil para problema difícil
O site abaixo indicado [1] acaba de publicar uma matéria de Fábio Zanini, dando conta de que de fato a “cultura da castidade” é a que mais funciona em Uganda. O mesmo se dá em Zimbábue e Suazilândia, para conter a epidemia de AIDS ou SIDA, como se diz em Portugal. Somente agora a mídia leiga viu o que a mídia católica já tem divulgado há mais de sete anos (zenit.org e acidigital.com). Custa-se ouvir a voz da Igreja.
Sabemos que na África existe o maior número de contaminados por essa doença no planeta. A matéria de Fábio diz que a “Aids é uma obsessão neste país… o combate à Aids em Uganda é um sucesso inquestionável. Há 15 anos, cerca de 30% da população tinham o vírus; hoje, são 6,5%”.
E isso de deu pela cultura da castidade: sexo somente no casamento; nem antes e nem fora dele. A lei de Deus. Os fatos mostram que a Igreja está certa; “não há solução fácil para problema difícil”, como disse Paulo VI.

O articulista diz que jamais faríamos um trabalho desses no Brasil por se tratar de uma opção moralista; infelizmente. Ele conta que os cartazes espalhados para a prevenção à AIDS na África não são um estímulo para usar a camisinha, mas diz: “um motorista responsável se importa com sua família; ele é fiel a sua mulher”.
Em Uganda, a promoção dos preservativos vem só depois da promoção da abstinência e da fidelidade.  O slogan do governo é ABC: A é a inicial de abstinência, B é de “be faithful”, ou seja fiel, e C é para condom, ou camisinha.

O presidente, Yoweri Museveni é cristão, protestante, e a primeira-dama, Janeth, é ainda mais religiosa. Os jovens são incentivados a chegarem virgens ao altar. Aos casais é recomendado que sejam fiéis.
Fábio Zanini diz que conversou com representantes de duas ONGs, esperando ouvir algumas críticas à política do ABC: “Nada. Aprovam 100%. Há um consenso nacional em torno do tema”. E o articulista termina dizendo que: “os números estão aí, desafiando o que diz a lógica e a convicção de muitos (como eu). São um tapa na cara dos céticos”.

Contra fatos não há argumentos. Quando o Papa Bento XVI esteve na África e propôs, mais uma vez, a castidade como prevenção segura contra a AIDS, foi criticado no mundo todo; mas estava certo como mostram esses fatos. Contra eles não adianta argumentar e sofismar. Na página do Dr. Edward Green, no site da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ele disse:
“Eu sou um liberal nas questões sociais e isso é difícil de admitir, mas o Papa está realmente certo. A maior evidência que mostramos é que camisinhas não funcionam como uma intervenção significativa para reduzir os índices de infecção por HIV na África [2].”

Para René Ecochard, professor de medicina, epidemiologista, chefe do serviço de bioestatística do Centro Hospitalar Universitário de Lyon, “as palavras de Bento XVI sobre o preservativo são simplesmente realistas”. [3]

A mesma redução da contaminação pelo HIV se deu no Zimbábue como se pode ver no excelente artigo científico intitulado “Um sucesso surpreendente Prevenção: Por que o declínio Epidemia do HIV no Zimbábue?”. [4]

Segundo um relatório de fevereiro de 2006 publicado na revista “Science”, a taxa de AIDS entre os habitantes de Zimbabwe entre 17 e 29 anos caiu em 23 por cento entre 1998 e 2003. Entre as mulheres de 15 a 24 anos, caiu em 49 por cento. [5]

Também na Suazilândia o combate à AIDS é um sucesso com a cultura da castidade, há anos. Em uma declaração de 4/12/2006, o Embaixador da Suazilândia nos Estados Unidos, Ephraim M. Hlophe, destacou que a porcentagem de pessoas infectadas neste país diminuiu graças à política que promove a abstinência. No texto emitido durante o seminário “Como o Governo da Suazilândia e a crise da AIDS se cruzam”, o Embaixador explicou que:
“Sua Majestade, o Rei Mswati III, reconheceu a profundidade do problema e está olhando a outros países africanos como Uganda, para encontrar modelos de luta contra o HIV/AIDS, aonde a noção de “abstinência, fidelidade e preservativos” é bastante sensata e por isso a estamos aplicando consistentemente como política”. “No caso da AIDS, o contágio de pessoas infectadas caiu de 42,6 por cento em 2004 para 39,2 por cento este ano.”[6]

A Fundação “Cochrane Collaboration”, uma rede internacional sem fins lucrativos, em um estudo publicado em 2007, onde analisou 14 trabalhos científicos sobre o preservativo no combate à AIDS, mostrou que em cada cinco preservativos utilizados entre heterossexuais, um falha. Isto é, 20% de falha, por má conservação, ruptura, poros maiores que o vírus da AIDS, etc. [7].

Desde 2005 Colin Mason já dizia que “um país africano tem sido bem sucedido no seu combate à AIDS: Uganda. A sua taxa de prevalência do HIV despencou nos últimos anos. Mais de 18% da população adulta tinha o HIV em 1992; em finais de 2005, a porcentagem era de 6,7%” [8].

Uma pergunta surge: Por que a África descobriu o caminha da prevenção da AIDS pela castidade? A resposta é que o Continente “entrou em desespero” e constatou que  a camisinha era inócua para resolver o problema. De acordo com estatísticas publicadas em 2006 pelo UNAIDS (o programa das Nações Unidas para o combate a AIDS), cerca de 24,5 milhões de pessoas na região tinham o vírus em finais de 2005, das quais 2,7 milhões haviam contraído o vírus naquele ano.
Então, na solução moral da castidade, a vontade de Deus, a humilde África encontrou a saída que o Ocidente orgulhoso ainda não acredita. Infelizmente é assim, só no desespero parece que o homem abre o coração e a mente para Deus. E encontra a salvação.

Referências:
[1]http://penaafrica.folha.blog.uol.com.br/arch2008-05-01_2008-05-31.html
[2]Fonte: Population Research Institutehttp://www.harvardaidsprp.org/faculty-staff/edward-c-green-bio.html
[3]https://www.zenit.org/index.php?l=portuguese – Paris, 15 de setembro de 2009
[4]http://www.plosmedicine.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pmed.1000414
[5]http://www.acidigital.com/, Washington, DC, 07/04/2008
[6]acidigital.com, 06.12.2006
[7]http://tvuol.uol.com.br/#view/id=e-possivel-a-camisinha-furar-sem-a-gente-perceber-04021B3370E08923A6/mediaId=5218836/date=2010-07-05&&list/type=user/codProfile=1575mnadmj5c/
[8]Fonte: Population Research Institute

sexta-feira, 22 de junho de 2012

A crise da liberdade

Boa Tarde Sentinelas!

Hoje gostaria de sugerir para vocês uma reflexão acerca da liberdade. Atualmente o mundo nos oferece diversas possibilidades, mas acabamos nos perdendo dentro dessa falsa liberdade.

Imagem de DestaqueAs pessoas confundem liberdade com falta de compromisso, falta de respeito e tantos outros preceitos básicos para o bom convívio.

Para auxiliar nessa reflexão, sugiro a leitura do texto Livres para quê?, publicado no site da Canção Nova.

Oremos para não entrarmos na crise da liberdade.

Que tenhas um final de semana santo!

Cristina Grespan
Coordenadora do MCS do GO SDS

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A história de Sara e Tobias


Queria partilhar com você um pouco da história dessa mulher de Deus. Mas aconselho você ler toda a história que está na Bíblia no livro de Tobias, é um pequeno livro e uma história muito edificante.

Sara estava muito deprimida, além de não conseguir consumar o matrimônio, porque seus noivos morreram em situações estranhas, ela era obrigada a suportar uma empregada da família que vivia humilhando e zombando dela, o dia em que Sara resolveu repreendê-la, a empregada roga uma terrível praga dizendo: "Não vejamos jamais filho nem filha nascidos de ti sobre a terra!"(Tb3,9b)
Diante dessa maldição, Sara subiu para seu quarto e ficou três dias sem comer orando com fervor, chorando e suplicando a Deus que a livrasse desse mal(Tb 3,11). No final do terceiro dia ela faz um grande louvor ao Senhor, na certeza de que foi ouvida, a oração de Sara é um grande diálogo com Deus, ela em nenhum momento busca resposta mágica, ela faz uma análise profunda da vida dela, fica em silêncio, sozinha, faz jejum. Não se faz de vítima, nem se enche de lamúria, não reclama com Deus, faz uma oração profunda e confiante.
Deus então ouve a oração de Sara na mesma hora em que ouve a oração de Tobit, pai de Tobias, que seria seu futuro marido.
Tobit estava doente e achava que ia morrer, então chama seu filho e lhe dá preciosos conselhos. Tobias responde que irá fazer tudo o que o pai estava lhe ensinando e parte em seguida de viagem acompanhado sem saber pelo anjo Rafael. 

Durante a viagem o anjo Rafael (anjo da cura), providencia alimento, remédio para curar o pai de Tobias e aconselha a pedir a mão de Sara em casamento. Mas Tobias teme, pois o problema de Sara era conhecido e ele pergunta ao anjo se não corria risco de morte casando com uma mulher dominada pelo demônio. 
O anjo responde: "Ouve-me, e eu te mostrarei sobre quem o demônio tem poder: são os que se casam, banindo Deus de seu coração e de seu pensamento, e se entregam a paixão como o cavalo e o burro, que não têm entendimento: sobre estes o demônio tem poder." (Tb 6,16-17)
Que lindo! É possível entender porque tantos casais sofrem, baniram Deus de seu coração e de sua vida. 
Rafael continua ensinando Tobias: você não deve ser precipitado, o amor matrimonial exige rituais, a boa relação sexual não deve ser feita por obrigação, nem só pelo ímpeto da paixão, é para ser vivido como dom de Deus e não como algo feio e sujo.
A igreja nos ensina que a relação sexual tem caráter unitivo e pro-criativo. É para unir, sarar e santificar o casal.

Tudo aconteceu como o anjo havia falado, Tobias conhece Sara, a pede em casamento, o sogro teme por sua morte, mais uma vez o anjo intervém mostrando ao sogro que Sara deveria ser de Tobias. Raguel, o sogro, preside a celebração. Depois da celebração religiosa passaram para a parte civil , depois veio a festa, que era para celebrar alegremente, agradecendo a Deus ( Tb 7,17).
Tobias fez tudo como o anjo lhe ensinou, os três primeiros dias de casados foram de orações e entrega a Deus, depois veio a consumação da união pelo ato sexual. (Tb 8,4-24)
Sara e Tobias nos ensinam que um casal precisa colocar Deus em primeiro lugar e em tudo, nos ensinam que a relação sexual está nos planos de Deus, o casal é parceiro de Deus.
"E todos se puseram à mesa. E foi no temor do Senhor que celebraram o festim das núpcias" (Tb 9,12b)
Tobias então retorna pra casa com sua esposa Sara, naquele momento o choro era de alegria, e retribuíram ao companheiro de viagem, afinal, "se é bom conservar escondido o segredo do rei, é coisa louvável revelar e publicar as obras de Deus" (Tb 12,7)

Essa linda história vem falar com cada um em particular, mais o que fica em nossos corações é que Deus, ouve nossas orações, e está presente na vida de um casal que se entrega e obedece a Ele!
Meninas, façam como Sara, orem confiantes, esperem em Deus, Ele sempre te escuta!!! Seu Tobias há de vir!
Fonte: blogparaprincesas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

O sofrimento para o catolicismo

Boa tarde Sentinelas!

Desculpa a falha no post de sexta passada, mas é que recebi uma visita que a tempo não aparecia, alguns talvez até a conhecem e outros já receberam a visita dela também. O nome dela é: amigdalite.
Agora, um pouco melhor, venho me redimir com vocês e postar o post que fiquei devendo à vocês.

Assim, não seria mais sugestivo falarmos sobre: doença.

Portanto, sugiro para vocês lerem a Mensagem do Papa Bento XVI aos doentes para Dia Mundial dos Doentes, publicado no site da Canção Nova.

Uma outra sugestão é uma publicação do site Catolicismo Romano, onde eles desenvolvem uma reflexão referente a seguinte pergunta, efetuado por um leitor: "Se Deus é nosso Pai, por que Ele permite a guerra, a doença, a fome? Por que Ele permite que seus filhos sofram? Por favor, me ajudem!"

Ficam as dicas!

Que vocês tenham uma abençoada semana!

Fiquem com Deus!

Cristina Grespan
Coordenadora do MCS do GO SDS

sábado, 16 de junho de 2012

S.O.S Relacionamentos

Toda pessoa é dotada de sensibilidade. Todos temos a capacidade de sentir, de amar, de odiar, de ter saudade, etc. Porém, a experiência nos ensina que o homem de hoje traz em si um certo medo de envolver-se e, principalmente de relacionar-se. O homem contemporâneo se encontra decepcionado e machucado em seus relacionamentos, a ponto de permanecer infantilizado, encolhido e por vezes escondido nas inúmeras tarefas e ocupações que o envolvem cotidianamente.


Vivemos em uma sociedade marcada pelo capitalismo, pela busca do dinheiro, uma sociedade onde somente o rápido e o eficiente prevalecem. Vivemos em constante tensão, sempre estamos com pressa. Somos cobrados como se fossemos uma máquina que precisa produzir, produzir, produzir cada vez mais e melhor para poder sobreviver. Vivemos também a cultura do descartável, do momentâneo, onde você usa e, logo em seguida joga fora e o pior é que corremos o risco de transferir esse comportamento para nossos relacionamentos, sujeitando assim experiência humana a um mero contato descartável e superficial.


A criatura está desencontrada em meio a tantos afazeres, tanto que perdeu a dimensão do essencial, que é o relacionamento humano.


Acredito que o "ser" só é humano quando consegue aprofundar a experiência humana com os outros "seres" que fazem parte de sua vida. Por isso, a criatura só se realiza quando se aprofunda na descoberta do mistério que é o outro. Analisando os relacionamentos de hoje, vemos que estes estão pautados em uma enorme superficialidade, onde não existe interação e sim, representação. Diante dessa realidade precisamos continuamente fitar a figura de Jesus. Ele era mestre em relacionamentos. Ele era inteiro com cada pessoa e, conseguia ser no mínimo o máximo de si. Seu jeito de ser envolvia as pessoas, de modo que elas se sentiam amadas e acreditadas diante Dele.

Em sua companhia, cada um se sentia à vontade para ser aquilo que realmente eram, sem medo de ser recusados por não agradarem.
 Cristo conquistava as pessoas, elas acreditavam Nele e faziam o que Ele pedia. Aqueles que se aproximavam, encontravam Nele um grande amigo, encontravam refúgio e, principalmente a solução para sua vida carente de amor e de experiências humanizantes.

O Evangelho de João narra a belíssima experiência de Jesus diante da morte e ressurreição de Lázaro (Jo 11,1-45), onde podemos contemplar um Jesus que vivia intensamente todas as coisas; um Jesus que sentia, que amava, que chorava, que se envolvia com as pessoas, que não tinha medo de amar e ser amado e, que chorou diante da morte do amigo lázaro sem esconder ou sufocar seus sentimentos. Chorou porque amava e não tinha medo de demonstrar.


O que se percebe é que hoje, temos medo externar nossos sentimentos e, de demonstrar o nosso amor pelos outros.

É triste saber que muitos estão morrendo por ausência desse amor, que por vezes até existe, mas que não se consegue sentir, porque fica entulhado e perdido em meio aos receios egoístas do coração humano.

Olhando ainda para Cristo compreendemos que Ele sabia aprofundar concretamente a experiência humana, porque sabia acolher o outro e, porque tinha a sensibilidade de se permitir ser acolhido.

Pena que muitos de nós sabemos até amar, mas não nos permitimos ser amados e cuidados pelos outros.
O homem de Nazaré nos ensina o caminho do equilíbrio afetivo, ele quer fazer de nós pessoas mais humanas, ele quer que sejamos mais gente.

Ele vem dar-nos o antídoto para eliminarmos totalmente a praga da conveniência que tem se alojado no coração humano. Porque é muito fácil relacionar-se com quem nos é conveniente, motivados apenas por nossos interesses pessoais. Porém, Jesus nos apresenta uma nova maneira de interagir e de se relacionar, com novas motivações e, novos conceitos a respeito do outro. Nessa nova ótica seremos impulsionados pelo puro e desinteressado amor e não por nossas conveniências e interesses pessoais.


O Nazareno revela ao homem como alcançar a plena maturidade humana, convencendo-o de que ele precisa do outro e, que fechado em seu egoísmo será mergulhado em uma profunda infelicidade existencial. Refletindo sobre isso, podemos constatar que Jesus é a base para vivermos bem nossos relacionamentos, pois Nele encontramos forças para interagir, conseguindo assim amar e ser amados. Impulsionados por sua vida e exemplo podemos melhor acompanhar e sermos acompanhados, vivendo assim em plenitude nossa humanidade e, nossos relacionamentos.


Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, é assim, aprendamos com Ele como ser gente de verdade.

Pe. Adriano Zandoná
Fonte Canção Nova

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Tip Musical: "Eu espero por você!"

Mais uma quinta feira... e mais uma dica musical para você!
Existe alguem que nos ama e espera por nós! Vamos nos deixar ser amados por Deus nesta tarde!

Música Eu espero por você
Pe. Fabio de Melo


Eu espero por você
       C7M(9)                    Am7(9)  
Se você soubesse o quanto é intenso no meu peito  
   F7M            C9               Bb7M       Gsus   G  
O amor que tenho por você e o que guardo aqui dentro  
     C7M(9)                    Am7(9)  
Se você voltasse sempre, se houvesse intimidade  
     F7M        C9        Bb7M             Gsus G C/E  
Certamente deixaria de implorar por outro amor.  
      F7M                       Em7  
Na distância é tão difícil ser amigo de alguém  
      F7M         Dm7        F/G  
Olhe para mim, preciso lhe dizer.  
 
         C9         G/B         Am7 Que eu espero por você e não me canso de esperar. F7M          Am7       Bb7M        F/G  
A porta aberta vou deixar se quiser pode voltar.  
       C9        G/B          Am7  
E eu espero por você e não me canso de esperar  
        F7M          Am7         Dm7 G7(b9)          C7M(9) Dm7 F7M F/G  
Meu coração se alegrará quando você         se aproximar.  
 
     C7M(9)                   Am7(9)  
Se você se aproximasse do meu peito transpassado  
       F7M           C9        Bb7M             G Gsus  
Se aos pés da cruz ficasse, saberia o que é o amor  
      C7M(9)                 Am7/9/C   
Se o amor que me oferece é tecido de palavras 
          F7M            C9              Bb7M             F/G  
Eu lhe estendo os meus braços, mostro em gesto o que é o amor.  
       F7M                      Em7  
Na distância é tão difícil ser amigo de alguém  
     F7M            Dm7        F/G  
Olhe para mim eu preciso lhe dizer.  
 
         C9        G/B          Am7  
Que eu espero por você e não me canso de esperar.  
         F7M          Am7      Bb7M         F/G  
A porta aberta vou deixar se quiser pode voltar.  
         C9       G/B         Am7  
E eu espero por você e não me canso de esperar  
        F7M          Am7         Dm7         F/G D/E  
Meu coração se alegrará quando você se aproximar.  
 
E/G#      A9        E/G#        F#m7         C#m7  
Que eu espero por você e não me canso de esperar.  
         D7M          A/C# F#m7          G7M  Bm7     F7(9)  
A porta aberta vou deixar           se quiser pode voltar.  
D/E    A9         E/G#        F#m7        F#m/C#  
E eu espero por você e não me canso de esperar  
A9  G/B A/C# D7        A/C#        D/E          A9 F9 G9 A9  
Meu   coração se alegrará quando você  se aproximar.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dia dos Namorados



Na verdade o dia 12 de junho intitulado como o dia dos namorados é um dia totalmente comercial, mas também não podemos deixar de revelar que nós mulheres amamos essas coisas de datas. Até hoje comemoro o dia em que comecei a namorar meu marido. :)
Já que é dia dos namorados, podemos aproveitar para demonstrar de uma forma um pouco mais especial nosso amor. Aí estava eu pensando nisso, e o Espírito Santo me mostrou a melhor forma de demonstrar o amor quando estamos namorando.
E sabe qual é a melhor forma???
Vivendo verdadeiramente o namoro, dentro dos planos de Deus, dentro da vontade de Deus!


Não há minha irmã, melhor maneira de mostrar para seu namorado que você o ama senão essa, tirando do seu namoro os moldes do mundo e vivendo o que manda o Senhor.


Andando pelas ruas nessa época o que vemos? Propagandas de descontos em motéis, de lingerie, até as propagandas de perfumes sugerem que nesse dia tem que haver sexo, porque para o mundo o sexo no namoro é sinal de amor.


VIVEMOS NO MUNDO, MAS NÃO PODEMOS SER MUNDANAS!!!


E sabemos bem que o sexo é para ser vivido no matrimônio. Mas por que???
Porque é pecado! E não é pecado porque Deus é malvado, e resolveu nos tirar aquilo que é bom. Devemos entender que tudo que é pecado nos destrói! É por isso que sexo no namoro é pecado!
As pessoas precisam aprender que o sexo diz para a outro: “Eu me entrego inteiro a você de corpo e alma”Se o sexo diz isso, que sentido tem eu ter uma relação sexual com a pessoa e depois me levantar e ir para minha casa? Há então aí uma divisão de corpo e alma, e, quando há divisão de corpo e alma nós damos o nome a isso de morte. (Padre Paulo Ricardo)
O sexo só tem sentido completo quando vivido no matrimônio, porque essa doação e entrega de corpo e alma está ligada ao sacramento!!!


Então querida proponho para esse dia dos namorados que você viva aquilo que é para ser vivido. Namoro é tempo de conhecer para amar! E como é bom esse tempo. Não pule as fases, pois o que termina certo começou certo!


Se o seu namoro é mundano aproveite este dia para propor ao seu namorado mudanças, viva dentro da vontade de Deus e colha os frutos maravilhosos que virão!
Seja radical, se preciso for tire o beijo que é uma porta de entrada para o sexo.
Não vamos achar que vivendo castidade nos basta para viver um namoro cristão, temos também outras coisas importantes:
  • Maturidade - o namoro me leva ao matrimônio, se não tenho intenção de casar não posso namorar.
  • Confiança - o ciúme exagerado destrói um relacionamento.
  • Respeito - em todas as relações tem que haver o respeito e no namoro não é diferente.
  • Diálogo - conversar, conhecer, ter interesse, pois tudo que eu sou levo para o casamento.
  • Amizade - se não serve para ser amigo não serve para ser marido!
  • Castidade - porque tudo que é pecado nos destrói. E o sexo no namoro é pecado!

Vivendo isso tudo, aquilo que amamos dar e receber virá por acréscimo que é: amor, carinho, atenção, cuidado!

Fonte: blogparaprincesas.blogspot.com
Postado por: Daiana Vieira Lopes

terça-feira, 12 de junho de 2012

Namoro santo. É possível?

É possível namorar sem desagradar a Deus?
Ou seria melhor inventar outra forma de relacionamento?” A Bíblia (que deve ser nosso livro de princípios, nossa regra de fé e prática) não fala nada específico sobre o namoro. Não existe nela o termo 'namorar'. Mas há alguns casos que revelam esse tipo de relacionamento antes do casamento. É o caso de Jacó e Raquel - ele a amou logo de cara e se dispôs a trabalhar para seu pai durante sete anos para tê-la como esposa (Gênesis 29). Aí temos um dos primeiros significados do namoro: é um tempo de dedicação e compromisso. Já imaginou ter que trabalhar de graça para conseguir uma namorada? É preciso muito amor mesmo! O que nem sempre acontece hoje em dia...

Hoje, quase ninguém quer saber do fator 'amor' entre o casal, principalmente no namoro. Ele acabou ficando em segundo plano. Primeiro vem a atração, depois a paixão. E é aí que está o problema: atração e paixão são vontades da nossa carne, não são sentimentos. E quando satisfazemos à carne... é problema na certa. Duvida? Pois vamos aos fatos:

O 'ficar'
Ficar, ou sair por aí com alguém como se fosse namorado sem o ser, virou moda. 'Vamos beijar, beije todos os que estiverem ao seu lado', falou certa vez a cantora Ivete Sangalo em dos seus shows na praia de Florianópolis. E não era de 'ósculo santo' que ela estava falando!

'Namorar só depois de conhecer bem a pessoa', me disse uma amiga. Só que o 'conhecer bem' incluía a relação a sexual - dos beijos ao ato em si. A mídia reforça a idéia: 'o que você acha de transar antes de namorar?' era a pergunta num programa na televisão. E o pior: as respostas eram 'normal', 'depende do cara', 'legal'...
Agora reflita: há compromisso e dedicação quando 'ficamos'? Não. Há amor verdadeiro? Também não, no máximo atração ou paixão. É só para satisfazer um desejo da carne. E qual o problema nisso? Nosso Deus é um Deus que se agrada de compromissos. E se você não consegue fazer isso com quem está ao seu alcance, imagine com Ele.

As conseqüências dessa falta de compromisso.
A família é um projeto do coração de Deus, e o diabo quer destruí-la. Logo, namoro sem compromisso leva a casamentos desfeitos e relacionamentos também sem compromisso. Adolescente que fica hoje, não vai querer casar amanhã, só 'morar junto' - livre de compromisso perante a lei e perante Deus. Esse é o plano de Satanás. Ficar é só para satisfazer a um desejo momentâneo, e 'os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.' (Gálatas 5:24)
Tenho compromisso. E agora? Talvez você não esteja 'ficando', mas decidiu namorar alguém. E esta é a palavra: decisão. Amar alguém também faz parte de uma decisão. Ben Wong, disse que para um casamento ser duradouro é preciso que o casal tenha em mente que decidiu amar àquela outra pessoa pelo resto de sua vida. Se você decidiu assim, não vai dar lugar para os famosos pensamentos do tipo 'o amor entre nós acabou'. E é claro, vai fazer de tudo para cultivar esse amor com gestos e atitudes.
No namoro, a decisão não é menos importante. Principalmente se você tiver em mente 'o que é o namoro'. Esse tempo de compromisso e dedicação é, na verdade, um privilégio. É o tempo que temos para conhecer a outra pessoa. Já se foi (ainda bem!) aquela época em que os pais escolhiam os cônjuges de seus filhos de acordo com seus interesses financeiros, sem que o casal ao menos se conhecesse. Agora, a decisão é de cada um. Mas se você decide namorar, é porque decide 'conhecer' alguém, e com um objetivo.
Conhecer alguém significa saber de seus defeitos e qualidades. Saber o que o deixa feliz e o que o entristece. Saber seus gostos e preferências. Saber qual sua personalidade e saber se é bom ou mau caráter. Saber o que está por trás da 'casca' que, aparentemente, agradou! Será que a fruta é boa mesmo?
Depois disso vem o noivado. É uma segunda etapa do namoro. É a época de fazer planos, sonhar mais alto, projetar um casamento, a construção de uma nova família. E então, finalmente vem o casamento: o objetivo final do namoro. A consumação de um relacionamento de amor. Uma decisão, e das mais importantes.
Pratique o namoro santo! Doze características de um relacionamento que tem, como prioridade, a busca de santidade e da vontade do Senhor:
Antes de namorar, sejam amigos. A amizade é fundamental para um relacionamento dar certo. Permaneçam 'só amigos' o máximo de tempo possível! Busquem orientação de Deus antes e durante o namoro. Se vocês não têm vergonha de beijar um ao outro, então porque ter vergonha de orar juntos?
Estabeleçam alvos conjuntos. Façam do namoro o primeiro passo para um casamento. Nem sempre o namoro vai acabar num altar, mas esse deve ser o objetivo principal. Só comece a namorar com essa intenção, nunca para se divertir ou como passatempo.

Não façam do namoro ou um do outro prioridade. Enquanto vocês não são casados continuam debaixo do cuidado dos pais, autoridades colocadas por Deus sobre suas vidas. A suas famílias devem ser prioritárias. A aprovação deles em tudo o que fizerem é imprescindível.
Lembrem-se do mandamento: 'Honra a teu pai e tua mãe...' e Deus lhes mostrará que é fiel! Não se isolem. Muita gente, após um namoro desfeito, descobre que não tem mais amigos. Eles foram sumindo aos poucos, enquanto o namoro era autocentralizado.
Não se sintam 'dono do outro'. O namoro é apenas uma fase de conhecimento do parceiro (a), não significa que você tem posse sobre ele (a). Não se impeçam de, as vezes, saírem sozinhos (a) ou com a turma;

Não dêem lugar ao diabo (Efésios 4:27). Não fiquem sozinhos em casa, não namorem no escuro. Não façam aquilo que virá a despertar desejos mais íntimos ou sexuais.
Só façam um com o outro aquilo que não teriam vergonha de fazer na frente dos outros. Aproveitem esse tempo para conversar e abrir seus corações. (...); Aprendam a demonstrar carinho com respeito.
Palavras doces, pequenas surpresas e programas agradáveis a sós podem revelar seu amor pelo outro sem que suas convicções se choquem. Busquem o máximo de intimidade visando o conhecimento mútuo sem que seja necessário defraudação do corpo do outro. Intimidade também significa familiaridade.

Duas pessoas íntimas se dedicam particular afeição. Façam com que a paz de Deus seja o árbitro. Namoro turbulento e cheio de neuroses não esta com nada. Não dêem ouvidos para que os outros falam, ou o que a sociedade vem impondo sobre namoros 'modernos'.
Lembrem-se que estamos no mundo, mas não pertencemos a ele. Não se acomodem, não se conformem com o que está errado. Sejam firmes. E sejam felizes!

'E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.' (Romanos 12:2)


Por Rosana Salviano
Fonte: Canção Nova

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Adoração Eucarística

Boa tarde Sentinelas!

Hoje trago para vocês uma explicação sobre a Adoração da Sagrada Eucarístia e um pouco mais de conhecimento sobre a Festa de Corpus Christi, que foi celebrada ontem, em todo o mundo.

Acesse o site Voz da Igreja.

Também, gostaria de agradecer a todos que participaram das confecções dos tapetes, que ajudaram a embelezar a procissão, mesmo com o frio que estava na manhã de ontem!

Um abençoado final de semana a todos!

Cristina Grespan
Coordenadora do MCS do GO SDS

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Tip Musical: "Decididamente"

Nesta quinta Feira dia em que toda a Igreja Celebra a Festa do Corpo de Cristo, vamos "Decididamente nos colocar em sua presença.
Tip Musical traz para você a Música Decididamente do Ministerio Adoração e Vida, vamos curti-la na presença do Senhor!


Decididamente
Tom: G
  
Intro: G  C9  Em  D  Bm  D  Em  Am7

      G9                  D/F#              Em
Há um lugar que atrai meu coração
   Am7                  C/G                    D4   D
E faz meus pés mudarem sempre a direção
       G               B/D#              Em7
Se ali estou, me lanço, me derramo em adoração
      Am7   G/B D4 D
Na sala do trono

Ali eu sei, fortalecido estou
E ao descer do monte, agraciado eu vou
O santo altar, a realeza, a presença do Senhor
     Am7     G/B  D4 D  C/E
Me levam a ir além

D/F# G9                              Em
   Eu vou e quem me impedirá
                            C9                   D4      D
Se ao meu lado está o Autor da minha fé?
D/F# G                              C9   G/B                     Am7 Am/G D4 D
   Eu vou! A força Ele me dá, coragem pra enfrentar o que vier
     G/D                     Em7                     C9                          D       F#m7(11)
Eu vou e crendo levarei a salvação aos meus, à minha família
   B7           Em      G/D                       C9
E já não importa o grau a que eu cheguei
G/B                Am7     Dsus4(7)                    G4 G C/E  D4  D  Am  Em  C9
Eu vou seguir decididamente o Amado Rei

Ali eu sei, fortalecido estou
E ao descer do monte, agraciado eu vou
O santo altar, a realeza, a presença do Senhor
     Am7     G/B  D4 D  C/E
Me levam a ir além

D/F# G9                              Em
 Eu vou e quem me impedirá
                            C9                   D4      D
Se ao meu lado está o Autor da minha fé?

 D/F# G                              C9   G/B                     Am7 Am/G D4 D
   Eu vou! A força Ele me dá, coragem pra enfrentar o que vier

    G/D                     Em7                     C9                          D       F#m7(11)
Eu vou e crendo levarei a salvação aos meus, à minha família
   B7           Em      G/D                       C9
E já não importa o grau a que eu cheguei
 G/B                Am7     Dsus4(7)               Am G/B C9 D
Eu vou seguir decididamente o Amado Rei
G/B                Am7     Dsus4(7)                    G4 G C/E  D4 D
Eu vou seguir decididamente o Amado Rei

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Festa de Corpus Christi: O que significa?

Nesta quinta-feira, 07, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
 Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

Origem da Celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Fonte: Canção Nova

Dia dos Namorados: estou solteiro e agora?


O erro de muitos jovens é não se entregarem totalmente à Deus. Eles entregam várias áreas da sua vida, mas se esquecem da vida sentimental. "Ah não Claudiane, mas esta é uma área particular!" Pois é... tão particular que se você não vigiar acaba sendo a porta de entrada do inimigo e suas maldições para sua vida.

No Encontro das Meninas dos Olhos do Pai, em abril de 2012, tocamos neste assunto. A vida sentimental é uma área muito atacada pelo inimigo, principalmente nos jovens. Você já ouviu falar do 'efeito dominó'? Pois é justamente isto que acontece. Imagine uma carreira de dominós, cada um representa uma área de sua vida. O primeiro dominó é a vida sentimental e o último é a FÉ. O diabo não se preocupa em ir direto em sua fé, ele sabe que se atingir a sua vida sentimental consequentemente atingirá a sua fé e sua confiança em Deus.


Quantos jovens você já viu que se afastaram do caminho de Deus porque não entregaram seus sentimentos à Ele?! Essa área da vida, se não tiver guardada, fica totalmente exposta à ataques do inimigo que muitos não conseguem suportar. É mágoas, feridas, tristezas, arrependimentos do passado. Mas lembre-se, Deus é educado. Ele só entra onde é chamado. Se você não chamá-Lo para guardar seu coração, Ele não irá. Porém, se você convidá-Lo, Ele com toda certeza cuidará de seus sentimentos e não deixará que nada te machuque.


Já vi muitos dizerem "ah eu espero o melhor de Deus!". Mas só da boca para fora, pois na verdade eram desesperados e não demonstravam que tinham a plena confiança de que Deus poderia realmente dar o melhor àquela pessoa. Deus pode sim dar o melhor dEle à você, mas se você tomar a frente de Deus achando que já sabe o que é melhor e querendo fazer só a sua vontade, me desculpe, mas você está indo na direção errada.


Sua vida sentimental é importante, sua vida espiritual também é.. {e muito, pois a fé é a base do cristão}. Porém, Deus sabe disto, afinal, se foi Ele quem te criou.. você acha que Ele não te conhece o suficiente?! Deus quer te dar um relacionamento que não te destrua emocionalmente, nem te afaste dEle espiritualmente. Mas que O louve e te aproxime muito mais dEle. Deus não te fez para ficar sozinho, mas dependendo das suas escolhas de hoje.. você mesmo pode escolher isto para você.


No mundo espiritual, sem a direção de Deus estamos perdidos. É como se houvesse um 'apagão', você não consegue enxergar nem um palmo na frente de seu nariz. Um passo errado e você pode cair numa cova ou tropeçar em um pedregulho. Mas com a direção de Deus, Ele te livra de tudo isto e muito mais.. "Ele te faz caminhar em verdes pastos" enquanto outros se esforçam caminhando por entre as pedras.


Mas para isto devemos nos encontrar à disposição de Deus. Se entregar TOTALMENTE e COMPLETAMENTE, para que as bençãos e os milagres de Deus também sejam completos em sua vida, com a finalidade de durarem a vida inteira e com isto fazer com que outras pessoas possam glorificar a Deus. Somente pelo seu bom testemunho em ser alguém que se deixa ser levado pelo Espírito de Deus.


Busque, confie e só porque o mundo faz ao contrário disto, não quer dizer que você deve segui-lo. E só porque o mundo perto do dia dos Namorados, saem por aí procurando relacionamentos breves e sem compromissos "só para não serem um "Forever Alone!" Isto não quer dizer que você deve fazer o mesmo, além do mais a Palavra já foi dada:


"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. {Romanos 12:2}" 


Quer experimentar a vontade de Deus para sua vida? A vontade boa, agradável e perfeita??! Então comece a ser diferente. E em vez de planejar passar o dia dos Namorados chorando com um pote de sorvete (ou chocolate) vendo filmes românticos, passe com a bíblia nas mãos, buscando e fortalecendo o seu relacionamento mais importante.. que é o seu relacionamento com Deus. E lembre-se, você não é mais um 'forever alone', a expressão certa é 'NEVER alone'. Pois Deus sempre está com você e Ele é o único que não te abandona! E saiba que há um tempo certo para todas as coisas, e este tempo será determinado com suas atitudes hoje. Deus só te dará algo que você está preparada para receber, caso contrário a benção se tornaria uma maldição em sua vida. E você quer benção ou maldição? Benção, não é?! Então espere, pois a benção é o fruto de uma espera, mas a maldição da pressa!

Fonte: Espaço das Meninas Cristãs