domingo, 12 de maio de 2013

Virgem Maria: perfeita realização da obediência à Deus

“Muitos empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra.”
“Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo, para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebido.” (Lc 1, 1-4)

São Lucas foi um discípulo de São Paulo, que como descrito no texto acima, ouviu os ensinamentos daqueles que tinham sido testemunhas oculares de todos os acontecimentos na época de Jesus, mas ele teve a sabedoria de “investigar” tudo o que lhe foi relatado. Certamente São Lucas sentou-se diante da Virgem Maria e em uma prazerosa conversa, Nossa Senhora relatou-lhe ricamente com detalhes toda sua experiência de vida.

Diante da evidência de seriedade e exatidão que encontramos no Evangelho de São Lucas, observamos algo de grande ensinamento para nós. Neste Evangelho podemos fazer uma comparação de postura entre a anunciação do Anjo a São Zacarias e a Anunciação do Anjo a Nossa Senhora.

Quando o Anjo anunciou a São Zacarias que sua esposa – Santa Isabel – daria a luz a um filho mesmo ela sendo já idosa, em princípio São Zacarias se amedrontou com a presença do Anjo, mas logo após teve dúvida: “Como terei certeza disso? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada.” (Lc 1, 18).  Quando o Anjo foi enviado para anunciar a vinda de Jesus, no momento da saudação Nossa Senhora também perturbou-se, mas ao contrário de São Zacarias, não duvidou. Ao anúncio que, sem conhecer homem algum, ela conceberia o Filho de Deus, certa de que “para Deus nada é impossível” ela simplesmente disse: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38)

terça-feira, 7 de maio de 2013

JMJRio2013: Anunciada agenda do Papa Francisco no Brasil

O Papa Francisco terá uma agenda cheia de atividades em sua primeira grande viagem internacional, em julho deste ano. A programação no Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, inclui desde Atos Protocolares, como o encontro com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, até a visita a uma comunidade carente, em um hospital e a jovens detentos.

Fonte: Rio2013.com

Chegada e primeiros atos oficiais
O Papa chegará ao Brasil o dia 22 de julho, segunda-feira. A acolhida oficial será feita no Aeroporto Internacional do Galeão/Antônio Carlos Jobim, a partir das 16h. Logo após, haverá uma cerimônia de boas vindas no jardim do Palácio Guanabara, onde o Santo Padre dará o seu primeiro discurso. No local, haverá a recepção protocolar das três esferas de governo. A recepção protocolar será feita pela presidente da república Dilma Rousseff, pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes.

A Residência do Sumaré será o local que receberá o Sumo Pontífice durante sua estada no Brasil. A casa hospedou o beato João Paulo II em suas duas visitas ao Brasil, em 1980 e 1997. É um lugar reservado, pacato e longe dos grandes movimentos da cidade. Além do Papa Francisco, a residência receberá também toda comitiva papal.

Com a simplicidade que o mundo já conhece, o Santo Padre vai presidir missas diárias privativas na Residência.