domingo, 8 de maio de 2011

Convém que Cristo Cresça e que eu Diminua

A paz de Jesus Sentinelas!

Deus nos chama a algo novo em nossa vida e Missão. Veremos agora o testemunho do nosso Amigo e Irmão Alexandre. Ele respondeu ao chamado do Senhor e neste ano se encaminha para a Ordenação ao Sacerdócio.

Eu, Alexandre Baptista de Oliveira, nasci no dia 05 de fevereiro de 1985, na cidade de Montenegro – RS. Meus pais são Alfredo Baptista de Oliveira e de Eda Anna de Oliveira. Tenho duas irmãs: Pamela Baptista de Oliveira que tem 21 anos e Angelita Baptista de Oliveira já falecida, que intercede por mim junto à Nosso Senhor.

Alexandre e os Pais no Seminario de Viamão

Passei toda a minha infância na cidade Montenegro junto de minha família. Ali foi que nosso Senhor foi alicerçando o que hoje percebo como fundamento da vocação: amar. Fui coroinha, acompanhei outras atividades na comunidade e participava do grupo de oração de famílias, que ainda hoje se reúne na casa de meus pais. Durante os anos de 1998 à 2000 participei do movimento CLJ na então Matriz da Paróquia São João Batista, hoje, catedral diocesana de Montenegro.
Neste ambiente, desde cedo sentia vontade de servir ao Senhor através do ministério ordenado. Com o passar dos anos fui camuflando meu ideal por não ter colegas ou amigos que comungassem meus anseios, por não ter noção do processo de ingresso no seminário, além de muitos outros fatores. Em meio a tudo isso, percebi que precisava ajudar de alguma forma no sustento de minha família, pois meu pai sustentava toda a família sozinho e minha mãe já sofria em função de uma doença degenerativa. Foi aí que inicialmente comecei a trabalhar confeccionando calçados e posteriormente vendendo picolé na rua. O ideal de ser presbítero já estava ausente nos meus projetos de vida.
Em dezembro de 1999 Nosso Senhor investiu de forma irresistível na minha vida. Sem esperar apareceu na Paróquia da Timbaúva, o Promotor Vocacional Pe. Francisco Ledur, à procura de vocacionados. Acebei sendo indicado e ele o começou um processo de ingresso no Seminário que por sinal foi muito rápido. Após duas conversas com o promotor vocacional e uma semana de convivência no Seminário São José de Gravataí estava definido meu ingresso no processo formativo no dia 29 de fevereiro de 2000.
Ao longo destes anos, principalmente a partir de 2006, minha “pergunta motivacional” mudou. Não me perguntava mais se eu seria ou não presbítero da Igreja, mas sim que tipo de presbítero. Não me restou outra escolha que não o de optar por ser não um presbítero bom ou bom presbítero, mas de ser um presbítero santo. Isso não para mim, mas por que a Igreja precisa, por os filhos de Deus merecem e acima de tudo, por que esta é a vontade de Deus.
Dentre outras experiências ressalto algumas, como a de ser OBRA NOVA, vivendo uma permanente restauração e a de ser JOVEM SENTINELA DA MANHÃ. Ambas apontam para um mesmo fato: “Já se levanta um povo escolhido, uma geração nova de jovens restaurados que vão incendiar os corações... são jovens que tocados pelo Fogo do Espírito de Deus perceberam que “a noite” já finda... um novo amanhecer está despontando... que somos estrangeiros aqui... que nosso lugar é céu, de onde viemos e para onde vamos... que, portanto querem viver buscando as coisas do alto, com os pés no chão é claro... na radicalidade do amor, na ‘loucura’ de seguir Jesus Ressuscitado neste mundo querem ‘incendiar’ o amor por onde passarem”.
"Convém que Cristo cresça e que eu diminua"
Quero viver minha vocação ciente de meu permanente estado de discípulo, de restauração e de que sou protagonista neste novo amanhecer onde a vida em Deus é o grande diferencial que nos torna profetas e apóstolos do amor pelo testemunho de vida.
Ao longo destes anos o Senhor foi me configurando a expressão de São João Batista a qual assumo com lema sacerdotal e de vida: “CONVÉM QUE CRISTO CRESÇA E QUE EU DIMINUA” (Jo 3,30)
Pela graça de Deus serei ordenado Diácono no dia 12 de junho de 2011, às 15 horas na Catedral Diocesana São João Batista de Montenegro e Presbítero no dia 10 de dezembro de 2011 na Igreja Matriz São Pedro e São Paulo da Paróquia Sagrado Coração de Jesus na Timbaúva.
Em comunhão de coração e oração com todos,
Graça e paz em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário