sábado, 28 de janeiro de 2012

ENF 2012 - Apascenta as minhas Ovelhas

Ao fazer a introdução ao próximo momento da manhã deste sábado (28), Lucimar Mazieiro já deixava claro o tema que seria abordado: “O perfume de Cristo, que devemos exalar, é a santidade”, dizia. Conduzida pelo coordenador nacional do Ministério de Oração por Cura e Libertação, Onazir Conceição, a pregação foi conduzida em tom de desafio, uma reflexão sobre a santidade que pregamos e que adotamos – ou não – em nossas vidas.

“A Igreja nos ensina que, para ganharmos a glória dos altares, devemos buscar uma única virtude: a santidade”, disse. Onazir lembrou que a santidade buscada hoje é diferente daquela que o mundo vê ou retrata: “Acho que isso é muito pouco para refletir sobre o assunto”.

Usando a palavra de 1Tm 4, 12, na qual São Paulo exorta o jovem Timóteo a tornar-se modelo para os fiéis. “Deus quer me fazer santo do jeito que sou, do jeito que Ele me fez”, afirmou. Onazir lembrou que a santidade que buscamos não é aquela que traz um rosto de sofrimento, pois somos eleitos para a fila dos vitoriosos.

“Nossas palavras e vidas tem que ser modelo de santidade para o mundo”, explicou. E isso, segundo o pregador, acontece a partir de uma medida de amor maior a Jesus Cristo. A vida espiritual deve ser o caminho: “Se eu não rezo, não tenho visão espiritual e isso me leva ao relativismo”. Passando por esse ponto, Onazir afirmou ser impossível agradar a todo o mundo, dando concessões aqui e acolá: “Devemos ter radicalidade, não radicalismo”. 

O pregador então pontuou: “Santidade é fazer a vontade de Deus”. E passou a questionar os presentes sobre a sua conduta em diversos aspectos da vida com perguntas como “No teu projeto está o dedo de Deus?” e “Qual é a tua real intenção?”.

Onazir então deu um passo ousado e afirmou que não tem medo de dizer como Paulo sobre este assunto: “Sede meus imitadores”. E criticou alguns pregadores que, quando vão falar, dizem que não são exemplo para ninguém. “Se as pessoas não podem se basear em mim, o que eu estou fazendo aqui no púlpito?”, questionou. Mas ele esclareceu: “Sou santo. Um santo capaz de cair, mas também capaz de levantar”.

Finalizando sua pregação, Onazir voltou a afirmar que a santidade deve ser manifestada na vida, pois as pessoas devem ver a diferença que há em nós, não apenas nas camisetas de santos ou em uma grande cruz no peito.

E deixou uma grande pergunta para fomentar mais ainda a reflexão de cada participante sobre a santidade: “JOVEM SERÁ QUE VOCÊ PODE SER MODELO?”.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Adoremos o Amor!

"Bem Aqui tão perto se deixe encontrar! Diante do Rei dos reis, todo o joelho se dobrará!"

“Moisés disse: ‘Mostrai-me vossa glória.’ E Deus respondeu: ‘Vou fazer passar diante de ti todo o meu esplendor, e pronunciarei diante de ti o nome de Javé. Dou a minha graça a quem quero, e uso de misericórdia com quem me apraz. Mas, ajuntou o Senhor, não poderás ver a minha face, pois o homem não me poderia ver e continuar a viver. Eis um lugar perto de mim, disse o Senhor; tu estarás sobre a rocha. Quando minha glória passar, te porei na fenda da rocha e te cobrirei com a mão, até que eu tenha passado. Retirarei depois a mão, e me verás por detrás. Quanto à minha face, ela não pode ser vista’.”

Todos sabemos que com o pecado original fomos retirados da presença de Deus, expulsos do Jardim do Éden (Gen 3, 23), então a convivência de intimidade entre Deus e o homem fora rompida pelo pecado. Portanto, a partir de então uma distância passou a existir entre nós e Aquele que nos criou e que andava conosco no Éden.
Todos nós sabemos também que Deus é amor e nos ama incondicionalmente, não se cansa de nos amar, é apaixonado por nós! O Senhor é apaixonado por nós!
Agora imagine a cena: Uma pessoa apaixonada, que ama sem limites, mas, que não pode olhar nos olhos da pessoa amada, não pode tocar, não pode beijar, não pode abraçar. Imagine-se nesta situação, onde você não pode olhar nos olhos do seu amado (a) nem tocá-lo, nem abraçá-lo. Sem dúvida nenhuma é um cenário de tristeza, de muita tristeza. Esta era a situação de Deus, pois na resposta a Moisés o Senhor diz algo que com certeza causa-lhe dor: “Não poderás ver minha face, pois o homem não me poderia ver e continuar a viver.” Moisés, por mais que fosse obediente ao Senhor e vivesse na presença d’Ele, e falasse com Ele, não podia ver a face do Senhor e continuar a viver. Na face do Senhor resplandece sua glória e nós homens não suportamos a glória de Deus, por mais maravilhosa que ela seja ninguém agüentaria a glória de Deus! É poderosa demais!

Voltando ao amor, Deus está na situação que já citei, pois Ele ama, mas não pode olhar nos olhos daqueles que amam, pois o pecado nos privou da glória (Rom 3, 23), portanto não podemos olhar o Senhor face a face, pois ainda não chegou o dia em que o veremos assim (I Cor 13, 12b), ainda habitamos na imperfeição da carne ainda não passamos pela purificação total, ainda não chegamos no céu, ainda caminhamos na imperfeição deste mundo, portanto, não podemos ver a face de Deus!
Podemos então imaginar a tristeza de Deus sem poder nos ter em sua intimidade, visto que fomos criados para a amizade com Ele e agora o pecado tornou a sua glória insuportável a nós. Mas Deus em seu infinito amor sempre vem ao nosso encontro (Gen 3, 9), então Jesus, o Verbo eterno se faz carne e habita em nosso meio (Jo 1, 14), então pudemos voltar a intimidade com o Pai através do Filho, vimos sua glória, porém, escondida no Verbo encarnado, vinda de um ventre humano! Que Deus maravilhoso, que desce do seu trono para nos encontrar e nos amar! Que maravilha!

Jesus vem a nós, morre por nós, ressuscita ao terceiro dia e sobe aos céus! Realizou a sua missão e voltou para junto do Pai, mas e agora? Deus voltou a ficar distante de nós? De maneira alguma, o Deus misericordioso que vestiu sua glória com nossa humanidade para estar perto de nós vai ainda mais além e esconde sua glória na Eucaristia para que jamais pudéssemos deixar de tê-lo perto de nós, tocá-lo, sermos olhados por eles! Fantástico, o poderoso se veste de fragilidade no pão, a glória se veste de humildade por amor a nós, pra estar perto e dentro de nós! Eucaristia revela um Jesus apaixonado por nós que quer nos tocar, conversar conosco, nos olhar nos olhos! Eucaristia é um Deus que quer nos conquistar, que abre mão da glória, mas não abre mão de nós! Um Deus que pode subjugar a qualquer momento a humanidade e com seu poder colocar a seus pés todos os homens, mas não usa de poder e sim de amor e ao invés de se colocar por cima prefere se colocar a disposição! Nos sacrários existe um Deus a disposição, não para ser nosso empregado e sim para ser nosso amigo!

Felizes somos nós que tivemos essa benção e hoje podemos ver o que Moisés não conseguiu contemplar em seu tempo! Por isso, nunca deixemos de adorar e buscar o Senhor, jamais entre na Igreja e deixe de visitar Jesus no sacrário, Ele espera por nós, Ele anseia por nós, Ele se fez pão por nós! O nosso amado nos espera sente saudade de nós, na adoração eucarística encontramos o momento privilegiado para sermos íntimos do Senhor, não desprezemos este momento, não faltemos, adoremos o Senhor! Adorar é ter intimidade com aquele que mais nos ama, é amar e ser amado por Ele é ter um encontro de amor com nosso Senhor! Adoremos!

Carlos Maximiliano
Coordenador MJ - Espírito Santo

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ano Novo, Vida Nova, Sonhos Novos!

Salve Salve Sentinelas!

2012 Já começou assim, cheio de unção e de Missão. Nos dias 7 a 15 de Janeiro o MJ da Diocese de Montenegro esteve presente no Jesus no Litoral.
Sem exceção todos que estiveram presente na Missão JNL 2012, podem afirmar que Deus agiu poderosamente na vida de cada Missionário e de cada pessoa que foi evangelizada.

Confira a ultima postagem do site do JNL, ao final de mais um JNL RS:


Depois de uma semana de intensa oração, formação e missão, o JNL 2012 chegou ao fim. Neste Domingo, 15 de janeiro, lágrimas de saudades já rolavam dos olhos de cada missionário. Foram momentos de muita alegria, onde pode-se conhecer novas pessoas, novas histórias. Dias que, com toda a certeza,  permanecerão marcados em suas memórias. Cada momento de  formação, de oração e prática do querigma, formaram muito mais do que um simples Projeto de evangelização, ali criou-se uma grande família. A família Jesus no Litoral 2012.
Mas não pense que acabou. Isso é apenas um tempo para que consigamos organizar e pensar no próximo ano. 2013 vem aí, e com ele o projeto Jesus no Litoral. Se será no Cassino ou em Capão da Canoa, não importa, o importante que é estamos todos juntos nessa missão, de levar o “Novo” de Deus à toda criatura!
O amor de Deus não tem distância, não tem barreira, nada e ninguém pode resistir a ele. E é esse amor que permanecerá até o próximo ano. Não vamos esquecer de que a evangelização não acontece somente durante o período de projeto, mas é sim, todos os dias. Na escola, na faculdade, no trabalho, no ônibus, seja aonde for, nunca esqueça de dizer que Deus ama. O mundo precisa de você! Deus precisa de VOCÊ! Obrigada pelo seu SIM missionário!
1,2,3 Deus te ama! 

Continuemos unidos á Deus que se revela para nós no Irmão!
Abração Sentinelas!