quinta-feira, 31 de maio de 2012

Um Coração Missionário: Calçar as sandálias da missão


“Quem tem uma verdade jamais se cala” O coração humano é considerado a sede dos sentimentos, das emoções e da consciência. É ele que tem a grande função de empresariar o governo e administrar nosso ser. Dele recebemos a alegria da vida, o sangue, por meio da artéria aorta. Qual não é a missão deste grande sopro de vida. Este respeitante órgão nos solicita e se alegrar-se quando “entramos em seus aposentos, convidamos a fechar a porta e a orar ao Pai. Este que vê a sinceridade de nossa oração nos recompensa publicamente” (Mt 6, 6-8). O coração do missionário tem esta metodologia e nos impulsiona a calçar as sandálias da missão. Como nos diz George Peters: “o mundo está muito mais preparado para receber o Evangelho do que os cristãos para propagá-lo”. “Quem tem uma verdade jamais de cala”.

Na sua etimologia missão vem do latim “mittere” enviar e “missus” enviado. Logo o missionário é um mensageiro com uma incumbência, tarefa, obrigação, encargo a ser cumprido. No dizer de Paulo de Coppi: “ser missionário não é uma prerrogativa, um privilégio nem uma simples nota característica que a Igreja oferece a alguém, mas é sua própria razão de ser”. “Missão é uma resposta ao plano do Pai, que determinou a forma de realizar a salvação” (Paulo de Coppi). Daqui se entende as palavras de Jesus “Ide por todo o mundo e fazei discípulos meus” (Mt 28, 19). Dentro deste espírito podemos depreender o que a Igreja nos pede na V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribe. Ela nos alerta a não ter medo, pois “a fé em Jesus, como o Filho do Pai, é a porta e o caminho para a Vida” (n.101). Como discípulos e missionários de Jesus, confessamos nossa fé com palavras de Pedro: “Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68); “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16) (ibid). Ficam bem aqui as palavras Bill Gothard quando assevera: “Uma mensagem preparada numa mente alcança uma mente; uma mensagem preparada numa vida alcança uma vida”. Jesus é a mensagem e a vida, o Evangelho de Deus (Mc 1,1). “Quem tem uma verdade jamais se cala”.

O documento de Aparecida é composto de 10 capítulos, divididos em 3 partes (1.ª a vida de nossos povos hoje; 2.ª a vida de Jesus Cristo nos discípulos missionários; 3.ª a vida de Jesus Cristo para nossos povos) contendo 554 números. Seu objetivo convida-nos a sermos discípulos e missionários de Jesus Cristo para que n’Ele nossos povos tenham vida. O lema reforça o que se quer dizer. Jesus é o nosso mapa, cajado, bússola, espada e destino certo, vale dizer: “é o caminho a verdade e a vida” (Jo 14, 6).Em toda a sua metodologia pedagógica o documento nos ensina a termos alegria de sermos missionários e, consequentemente, a buscar neste sentimento a felicidade, o contentamento, a satisfação e o júbilo de sermos os convidados para trabalharmos na “messe do Senhor, como operários” (Mt 9, 37-38). Como nos diz Martin Luther King: “Quem não tem uma causa pela qual morrer não tem motivo para viver”. Por isso, queremos ser testemunhas, mesmo que isto nos custe a vida (At 1,8). “Quem tem uma verdade Jamais se cala”.

Nossa alegria tem uma segurança e podemos ver isso no documento: “O Senhor nos disse: “não tenham medo” (Mt 28,5). Como às mulheres na manhã da Ressurreição nos é repetido: “Por que buscam entre os mortos aquele que está vivo”?” (Lc 24,5). Os sinais da vitória de Cristo ressuscitado nos estimulam enquanto suplicamos a graça da conversão e mantemos viva a esperança que não defrauda. O que nos define não são as circunstâncias dramáticas da vida, nem os desafios da sociedade ou as tarefas que devemos empreender, mas todo o amor recebido do Pai, graças a Jesus Cristo pela unção do Espírito Santo (n. 14). O Evangelho é nossa segurança. “Quem tem uma verdade jamais se cala”

Portanto “nossa alegria, baseia-se no amor do Pai, na participação no mistério pascal de Jesus cristo que, pelo Espírito Santo, faz-nos passar da morte para a vida, da tristeza para a alegria, do absurdo para o sentido profundo da existência, do desalento para a esperança que não engana. Esta alegria não é um sentimento artificial provocado num um estado de ânimo passageiro. O amor do Pai nos foi revelado em Cristo que nos convida a entrar no seu Reino. Ele nos ensinou a orar dizendo “Abba, Pai” (Rm 8,15; cf. Mt 6,9) (n. 17). Nisto consiste nossa fé no Espírito de Cristo que nos leva à missão e quanto mais próximos estivermos d’Ele mais nos tornaremos missionários com maior intensidade. Assim nos assegura Henry Martin. “Quem tem uma verdade jamais se cala”. Pense nisso.

Côn. Dr. Manuel Quitério de Azevedo
Professor do Seminário Arquidiocesano de Diamantina e da PUC-MG/ Membro da Academia de Letras e Artes de Diamantina

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A historia da Cristoteca



Em busca de uma nova maneira de se divertir, jovens aderem à Balada Gospel

Rock, Funk, Reggae, Pagode, Axé, Forró e músicas eletrônicas. Uma diversidade de ritmos e estilo, remixadas com letras de músicas católicas. Tudo isso para atrair uma juventude com personalidades e gostos diferenciados. Esse é o objetivo da Cristoteca. Derivada da discoteca, essa, porém não possui bebidas alcoólicas, o ambiente é sadio, e as danças são com músicas da Igreja.
DJ Vermelho
A primeira Balada Cristã, como é conhecida pelos jovens, nasceu através do tecladista Eduardo Bortolato, da banda Rosa de Saron, em meados de 1994. No final da década de 90, ele criou o projeto Heavens Dance. Gravando CD’s e sendo o pioneiro no estilo. Em 2003, surgiu no Rio de Janeiro o projeto Angels Night, com o DJ Guto e Ronald, já em 2006, foi quando se criou a Cristoteca Rio, com Vitor Sales, André e Gogam. Dessa forma, é possível que os jovens conhecem mais sobre Deus, e comecem a participar das Missas e posteriormente, frequentar algum movimento direcionado a jovens.
O paulista José Aparecido Gonçalves, mais conhecido por DJ Vermelho, trabalha com música eletrônica há 17 anos, porém faz 10 anos que ele começou a trabalhar como produtor e DJ de música eletrônica Cristã. Vermelho conta que nunca se imaginava na Igreja tocando música religiosa e que isso não foi uma decisão por si próprio, mas sim um chamado de Deus em sua vida. Sempre quando acaba uma Cristoteca, o DJ diz que sempre fica com a sensação de dever cumprido. “Sou apenas um servo que está levando a Palavra de Deus de uma maneira diferente”, afirmou. “Não faço só por obrigação, mas sim porque amo o que faço e claro por Amor à Jesus”, enfatizou.
Vermelho explica que o objetivo da Cristoteca é mostrar aos jovens que, para se divertir, não precisa maltratar o seu corpo, com drogas, bebidas, etc. “É um espaço onde podemos curtir uma balada, e ao mesmo tempo estar louvando a Deus. Com isso conseguimos levar a Palavra de Deus às águas mais profundas”, relatou.
O que difere a Cristoteca de uma balada normal é que não são vendidas bebidas alcóolicas, e as letras das músicas passam uma mensagem positiva. “Recomendo que todos os jovens participem de um evento como esse, pois com certeza irá mudar e salvar muitas vidas”, convidou. 

A organização do evento

O acadêmico de História Edmilson Cruz, de 19 anos, é coordenador do Ministério Jovem do Grupo de Oração Raio de Luz, de Portão e responsável por organizar o Sábado Jovem, nome dado à Balada Gospel na localidade. “Cerca de 50 pessoas da comissão organizadora se reúnem para decidir os preparativos da festa com um ano de antecedência, pelo fato de termos muitos eventos, e também por querermos fazer algo legal para o público”, ressaltou. 
Segundo Edmilson, os desafios mais comuns é correr atrás da divulgação, estrutura e das atrações. Barreiras essas, que estão presentes na organização de qualquer festa. “O maior desafio é sair do comodismo, e correr atrás do que você quer, pois é preciso se disponibilizar e correr atrás desta causa. Quando você tem uma motivação, que no meu caso eu sempre sonhei em ver uma Cristoteca em minha região, as barreiras são facilmente combatidas”, opinou.
O Sábado Jovem é uma iniciativa do Grupo de Oração Raio de Luz, da cidade de Portão. Com ideia de organizar um evento sábado à noite, ficou decidido fazer uma festa cristã, com o objetivo de levar os jovens à se divertirem de uma maneira sadia.  Ano passado, no primeiro evento, cerca de 280 pessoas compareceram. O Sábado Jovem irá acontecer no dia 29 de setembro, e segundo Edmilson, novas atrações estão por vir. Neste ano, são esperadas cerca de 400 pessoas na festa.
Quando chega o final do evento, a sensação de missão cumprida toma conta de Edmilson, que não hesita ao responder: - “Vale a pena lutar por Jesus e trabalhar nas obras dEle. Pois, ver o sorriso nos jovens, e perceber que estão se divertido é algo maravilhoso, que toca muito no meu coração, e me motiva a sempre querer estar trabalhando na vinha do Senhor”, relatou, entusiasmado. Se você ainda não conheceu o Sábado Jovem, Edmilson convida: “Você não sabe o que esta perdendo! Venha Participar, sentir você mesmo, a melhor festa que pode existir, pois aqui você se sente amado por Deus e pelos irmãos”, finalizou.

Uma nova forma de se divertir

Para Márcio Oliveira, de 27 anos, Técnico em Informática, a Cristoteca é uma iniciativa atual e inovadora, pois segundo ele, é uma maneira de manter os jovens na vida cristã de uma forma interativa e alegre. “Perante tantas alternativas que as festas seculares oferecem a juventude, a Balada Gospel é uma forma divertida e diferente, gerando grandes grupos de amizades, que ouvem músicas atuais e de boa qualidade”, opinou.
Márcio costuma ir às festas cristãs acompanhado dos amigos e da família. Além do Rio Grande do Sul, ele já participou de baladas cristãs em Rondônia e no Mato Grosso do Sul. Pelo fato desses ambientes serem calmos, é permitida a entrada de indivíduos de todas as idades. “Na Cristoteca as pessoas dançam em grupos, com músicas de qualidade igual às discotecas, mas com bebidas e drinks não alcoólicos, isso faz do ambiente um lugar agradável”, enfatizou.  
Hoje em dia, o jovem é desafiado e surpreendido por muitas coisas, e quer sempre buscar algo novo e diferente, mas muitas vezes, acaba encontrando nos lugares errados. Contudo, Márcio deixa um recado à juventude: - “Na época em que Jesus viveu como homem ele sempre foi um jovem atual, buscava sempre o novo com constantes mudanças, fazia a diferença, e a Cristoteca é uma forma atual de sermos realmente felizes levando uma vida correta e de santidade, sendo jovem e sem se privar das novas tecnologias e inovações das discotecas, com a garantia de um evento que transforma corações e vidas”, finalizou.

Texto: Daiana Vieira Lopes

terça-feira, 29 de maio de 2012

Castidade e Modéstia, por que?

Castidade...
Tem se falado muito dessa virtude, mas tem se feito muito pouco para promovê-la. Nesse sentido, importantíssimas são as recomendações de Jason Evert sobre a modéstia, porta que se abre para uma correta compreensão do corpo humano e da dignidade corporal das pessoas.
Especialmente para as mulheres: muitas infelizmente não compreenderão que seu corpo é templo do Espírito Santo e deve ser devidamente protegido e guardado. Enfim, as recomendações dos vídeos são ótimas!

 

domingo, 27 de maio de 2012

Jovem em cima do muro? Não!!!



Hoje em dia, muitos jovens vivem uma vida mais ou menos. Você confiaria em uma pessoa que guardaria mais ou menos o seu segredo?
Se você estivesse doente, precisando fazer uma cirurgia na cabeça, você confiaria sua vida a um médico que sabe MAIS OU MENOS fazer a cirurgia? Não. Claro que não.
 Deus não te fez pra ser um jovem meia boca, Ele não te fez pra viver uma vida mais ou menos. O Senhor quer que você se entregue por inteiro à Ele. Quer que você seja um jovem que viva os princípios dEle, que busque a santidade e que tenha a certeza que o Senhor nunca vai te abandonar, independente do que já aconteceu no seu passado. Deus te quer por inteiro, Jovem. Volte-se para Deus e se entregue na presença dEle. 

Nesse domingo, nossa Igreja celebra o Dia de Pentecostes, onde o Espírito Santo desce sobre nós e permanece em nosso coração. Jovem, só com a graça do Espírito Santo seremos jovens por inteiro. E para recebermos é simples. Basta que peçamos e receberemos. Quando pedimos, Deus nos envia seu Espírito Santo para que possamos alcançar nossa Santidade. Não devemos esperar sermos santos para pedir que a Graça se derrame sobre nós. Peçamos o Espírito Santo para que, assim, possamos viver uma vida conforme Deus sonhou para nós.

Eu não sei como está teu coração hoje, mas o que sei é que o Senhor quer te curar, Ele quer te dar um coração novo, um coração cheio do Espírito Santo, mas para isso você precisa pedir, basta que você peça com fé e o Senhor te enviará. O Próprio Jesus nos deixa essa mensagem em Lucas 11, 9 - 11, dizendo: "E eu vos digo: Pedi, e vos será dado; buscais e achareis; batei e vos será aberta. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá". Deus está esperando o seu sim, para te enviar o Espírito Santo, basta que você diga essa simples palavra e Ele transformará a sua vida, jovem. Na Palavra, ainda em Lucas 11, 13, o Senhor nos diz: "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai Celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedires". 

O Senhor quer te dar o presente mais lindo de todos. A Graça de permanecer para sempre com seu Espírito Santo, para que por onde você passe fiquem rastros de fogo e as pessoas notem que lá longe vem vindo um Soldado de Cristo pronto para a batalha do mundo. Seja um jovem por inteiro. Seja um jovem de Deus! 



Daiana Vieira Lopes 

sexta-feira, 25 de maio de 2012

A Cruz e os jovens

“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mt 16,24).

Será que nós, jovens sentinelas, que em breve receberemos a Cruz da JMJ em nossa diocese conhecemos o verdadeiro sentido da Cruz de Cristo? Que a salvação da humanidade está Nela? Que foi na Cruz que Cristo derramou todo o seu sangue e seu infinito amor e misericórdia por cada um de nós?

O Papa João Paulo II, em 1986, explicitou vivamente o significado dessa cruz a sair de Roma convidando os jovens para o encontro com o Mestre Jesus: “Levem-na pelo mundo como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade e anuncie a todos que somente em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção.”

Leia mais sobre o assunto acessando A dimensão da Cruz na vida dos jovens.

Que Deus o abençoe!

Cristina Grespan
Coordenado do MCS do GO SDS

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Tip Musical: "Eu quero me Apaixonar"

Olá queridos Sentinelas!
Todas as semanas teremos nosso "Tip Musical", que são dicas de Músicas que nos levam ao encontro de Deus!
Hoje iniciamos com o Ministério Amor e Adoração da Comunidade Canção Nova, com a Música "Eu quero me Apaixonar"
Fiquem com Deus, e curtam o Clip!
Abração!


Letra e Cifra:

Eu Quero Me Apaixonar

Tom: E
E                    E7+
Eu te encontrei, não vou te deixar
   A9                   B9
Jesus, ensina-me a te amar (2x)

               A9          B9
Eu quero me apaixonar por ti
               A9         B9
Eu quero me apaixonar por ti
  G#m          F#m     E/G#       B9
E só contigo ficar, e só pra ti olhar
         F#m           A9        B9
E me deixar ser conquistado por ti
F#m
O que posso fazer
                 E          C#m         A9
Se até minha vontade de te amar, vem de ti
    E/G#       F#m                       B9
Converta-me preciso voltar ao primeiro amor (2x)

              A9          B9
Eu quero me apaixonar por ti
               A9         B9
Eu quero me apaixonar por ti
  G#m          F#m     E/G#        B9
E só contigo ficar, e só pra ti olhar (2x)
         F#m            A9       B9
E me deixar ser conquistado por ti

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A pureza e a castidade

João Paulo II afirmou que nossos corpos revelam que somos feitos para ser dom(entrega) para os outros, e para receber outros como dons. João Paulo II explica que Adão e Eva eram capazes de estar nus e não terem o sentimento da vergonha porque eles não tinham pecado; eles compreendiam e viviam o “sentido esponsal” do corpo. Eles se respeitavam um ao outro como pessoas, e não eram capazes de usar um ao outro.

Sem a prática da castidade pelos atos, pensamentos e palavras, perde-se a responsabilidade pelo próprio corpo e pelo corpo do próximo. Sem o respeito e a dignidade pelo corpo, que é templo do Espírito Santo, torna-se praticamente inviável alcançar a capacidade de ser e fazer alguém feliz no amor. É necessária a plena consciência de que o corpo não é objeto, mas instrumento de amor. 

“Uma alma pura é uma pérola preciosa. Enquanto está escondida na concha no fundo do mar, ninguém pensa em admirá-la. Mas se a trouxermos para a luz, esta pérola brilhará e atrairá todos os olhares. Portanto, a alma pura que está escondida aos olhos do mundo um dia irá brilhar ante os anjos no sol da eternidade”.  (São João Maria Vianey)

Todos somos chamados a viver essa pureza, todos somos chamados a trazer essa pérola preciosa para luz. Jesus nos fala: "Neste mundo tereis aflições, mas tende coragem: Eu venci o mundo!" (Jo 16,33). Precisamos ter coragem de lutar, coragem para carregar a cruz.


São Josemaria Escrivá nos fala: 
“Para defender sua pureza, São Francisco de Assis rolou na neve, São Bento se jogou em um arbusto de espinhos, São Bernardo trancou-se em um depósito gelado. E você, o que fez? Não diga “esse é meu jeito de ser, é meu caráter”. Não! É sua falta de caráter. Seja homem! Quando você decidir firmemente viver uma vida pura, a castidade não será um peso para você, será uma coroa de triunfo”.



Tenha essa coragem! Lute! Você não deve desistir, "Coragem, Eu venci o mundo", você tambem pode vencer. A Bem-aventurada Madre teresa de Calcutá nos diz: "Para ser puro, para permanecer puro, tem-se que pagar um preço: Conhecer a Deus e amá-Lo o suficiente para fazer a Sua vontade". Que possamos conhecer a Deus e amá-lo, assim como Ele nos conhece e nos ama.

Castidade, Deus quer, você consegue! 
 


 
Postado por: Daiana Vieira Lopes

terça-feira, 22 de maio de 2012

A Promessa do Espírito, Dom de Deus


Desde o Principio o Espírito Santo existiu, como vemos em Geneses 1,2 -
“O Espirito de Deus pairava sobre as águas”. 
Porém Ele não tinha sido revelado no antigo testamento, Ele apenas se manifestava na vida de algumas pessoas. São Cirilo vai dizer que havia uma luz do Espirito na vida dos profetas, mas nunca se ouviu dizer que o Espirito Santo habitava neles, por que ainda o Espirito não tinha sido revelado. Contudo havia uma promessa que esta manifestação de Deus seria um dia seria dada em abundancia.

A promessa de Deus dada os profetas levou muitos anos até ser cumprida. Esta manifestação aconteceu em (Atos 2,3) uma palavra que muitos já a conhecem, porém ela só se realizou por que homens como nós acreditaram e confiaram nas promessas do Senhor. O evento ocorrido em Pentecostes é algo tão lindo, pois a presença do Espírito Santo é tão forte, que tira os Apóstolos do comodismo e do medo e lhes dá um novo mover, uma força tão grande que eles saíram de onde estavam e começam a pregar para todo o mundo, podemos dizer que hoje a nossa Igreja existe porque homens como nós acreditaram e confiaram nas promessas de Deus.

“A Esperança não decepciona, porque o Amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espirito Santo que nos foi dado” – Romanos 5,5.    
Essa promessa de Deus que foi cumprida é também como as que se cumpriram e que vão se cumprir em sua vida também, A Esperança não decepciona Deus tem maravilhas que nem imaginamos, Ele nos propõe algo às vezes quem nem imaginamos como pode acontecer, mas a espera nos planos Dele nos fortalece.

O Espirito Santo nos foi dado, Hoje a presença do Espírito é manifestada livremente para todos, nós podemos ter essa presença viva a cada dia em nosso coração, pois ele foi dado a nós, basta nós pedirmos que Ele se manifeste. Deus quer hoje habitar a sua vida, pois somos templos do Espirito Santo ICor 3,16, o Senhor quer ter um relacionamento com você, Ele quer te ajudar em suas dificuldades, Ele que você se sinta amado, Ele quer te ver feliz, Ele quer ver você de pé. 
O Espirito é amor e o amor é se doar, Espirito Santo dom de Deus, Deus se dá mais uma vez por nós.  

Edmilson Cruz
Coord. MJ Raio de Luz

sexta-feira, 18 de maio de 2012

E os meu planos?!


Muitas vezes a vida nos prega algumas peças e muda completamente os nossos planos. Nós que tantas vezes planejamos o que faremos daqui a 5, 10, 20 anos, esquecemos de ver o que Deus realmente quer das nossas vidas. E quando chegamos lá, estamos em uma situação completamente diferente da que imaginamos que estaríamos.

Mas e se os nossos sonhos estivessem se concretizado, será que estaríamos aonde estamos, estaríamos com as pessoas que tanto amamos? Tem aquele ditado que diz: "Quando Deus fecha uma porta, Ele abre uma janela". Então, não perca a fé em Deus, pois tudo converge para o bem daqueles que amam a Deus.

Não se desespere quando os ventos mudarem as direções dos seus planos, rearranje as suas velas e aproveite as novas oportunidades que Deus irá lha proporcionar. Até por que os planos que Deus tem para a sua vida são muito mais lindos do que os que você poderia sonhar. Confie n'Ele!

Sugiro que você leia o artigo E quando a vida nos diz "não"?, escrita pelo Padre Adriano Zandoná, que é missionário da Comunidade Canção Nova.

Fique na Paz de Jesus e no Amor de Maria!

Cristina Grespan
Coordenadora do MCS do GO SDS

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O desafio da espera (para solteiros)

Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus (Eclesiastes 3,1)

ESPERAR... ai que palavra que dói as vezes né?!
Todas nós temos que aprender a viver isso. E como é difícil, como as vezes dá vontade de desistir, parece simples esperar... mas, principalmente, para nós mulheres que somos impacientes de natureza, aiiiiiii como é duro!

E o que quero partilhar hoje é o desafio de esperar, mas não esperar de qualquer jeito, mas sim esperar do jeito certo, dentro da vontade de Deus.
É sempre bom repetir esse princípio bíblico para os relacionamentos: a mulher espera em Deus, e o homem procura em Deus!
Essa história: temos que correr atrás daquilo que queremos, os tempos são outros, a vida é curta, a mulher moderna vai atrás daquilo que deseja, só se vive uma vez...aff...
Tudo isso, são desculpas criadas pelo inimigo pra tirar de nós a essência de Deus, aquilo que Deus quer para nós.
Por causa dessa inversão de valores, essa quebra de princípios tenho visto tantas moças sofrendo. Não saber esperar, e esperar errado é o pior caminho.
Cientes de que nosso papel é esperar, vamos entender então os três principais desafio da espera:

  • COMO estou esperando? O que FAÇO enquanto espero?
Se a sua espera é pelo namorado(a), não adianta esperar pedindo para amigo(a) ser "cupido", mandando indiretas, mensagens, se insinuando. Esperar em Deus é estar com os olhos fixos nEle e não em todos os rapazes e moças que te cercam.
Se a sua espera é pelo casamento, não adianta esperar carregando sempre a camisinha na bolsa, ou, principalmente as meninas, tomando anti-concepcional para uma eventual recaída. Não adianta esperar criando possibilidades de pecado. Esperar é evitar as ocasiões de pecado!
Estar sempre envolvido(a) com os assuntos do Senhor, em dia com a confissão, lendo e estudando a Palavra, participando da Santa Missa, passear em ambientes de sadia convivência, ter amigos que são amigos de Deus. Dessa maneira esperamos dentro da vontade de Deus!

  • Mas no meu caso DEMORA demais!!! Estou sofrendo!
A Palavra de Deus nos diz:
Sofre as demoras de Deus, dedica-te a Deus, espera, com paciência (Eclo 2,3)
Esperar em Deus é mais que ter paciência. Para muitos esperar em Deus torna-se um fardo (peso) porque querem esperar, porém com atitudes de independência. Não vos enganeis: Esperar é depender! 
E o Senhor não nos promete espera sem sofrimentos, Ele diz: SOFRE as demoras de Deus, e no versículo 6 Ele nos promete recompensa: "Põe tua confiança em Deus e Ele te salvará!"
Não há melhor remédio para o sofrimento das demoras de Deus do que a oração e a comunhão com o Senhor. A oração nem sempre nos retira do sofrimento, mas sempre nos reveste de forças para suportá-lo.

  • As tentações

É claro que quando o inimigo percebe nossa busca pelo Senhor, que esperar nos faz crescer, logo vem mil tentações para nos fazer desistir.

E até mesmo nossas vontades, nosso humano, tem hora que quer desistir.
Aparecem os "sapos", a carência vai tomando conta, falta-nos o discernimento. Mas entenda: você só cairá  nessas tentações se estiver longe do Senhor. E longe que falo é sem aquela intimidade, sem aquele momento de oração todos os dias, sem adorar, sem comungar, sem se confessar, você vira presa fácil!
Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela. (I Cor 10,13)
É preciso confiar em Deus, em Sua Palavra em Suas promessas!
Deus é fiel e jamais promete e não cumpre! Portanto, principes e princesas de Deus, quem espera no Senhor sempre é recompensado.
Vale a pena esperar!!!

Fonte: blogparaprincesas.blogspot.com

terça-feira, 15 de maio de 2012

É o amor que humaniza a sexualidade

O amor torna humana a sexualidade e gera o comprometimento
Amor: somente ele pode, de fato, humanizar a sexualidade. No entanto, em nossos dias esse termo se encontra envolto em uma complexa confusão em seu sentido e compreensão. Muitos o têm reduzido apenas à dimensão do prazer, em sua especificidade erótica. É certo que essa palavra engloba também essa dimensão, contudo, ele não se encerra apenas em tal expressão.

O amor – em seu sentido agápico (grego: Agápe) – significa capacidade concreta de doação em favor de um outro, buscando a devida interação com a sua verdade. E isso também deve ser aplicado à concepção humano/erótica do amor, pois, este para ser autêntico não poderá ter o egoísmo como única força motriz.
O amor não se resume à utilização do outro como objeto de prazer sexual. Ele não poderá permitir a utilização momentânea e descartável de um “alguém humano” por meio de aventura descompromissada e irresponsável. O autêntico amor comporta o compromisso.

Estamos acostumados a ouvir os gritos de uma sociedade que elevou à máxima potência a necessidade de satisfazer os próprios desejos e instintos a qualquer custo, transmutando, assim, o valor da pessoa e o colocando em segundo plano. Dentro desse universo de compreensão, o que importa é satisfazer o desejo, não se importando se o outro é utilizado como um mero “brinquedo” por alguns instantes, sendo depois jogado nas mãos do destino.

É o amor/compromisso quem humaniza a sexualidade, do contrário ela se torna apenas egoísmo animalesco. A vivência sexual sem o amor deixa de ser humana e torna-se escravidão instintiva.

Quem verdadeiramente ama é capaz de assumir o outro integralmente, com todas as suas consequências, sem querer usá-lo apenas para uma satisfação superficial.
O amor torna humana a sexualidade e gera o comprometimento – que tem sua máxima expressão no matrimônio sacramental – e o bem necessário para que a devida interação aconteça, sinalizando o outro como fim e não como meio. O ser humano possui uma dignidade inviolável, ele é pessoa e nunca deverá ser diminuído à categoria de objeto.

O amor traz cor e sabor à vida, ele inaugura uma primavera de sentido para toda e qualquer relação.

A virtude a que somos chamados consiste em contemplar pessoas e relacionamentos sob a ótica do autêntico amor. Assim a doação sincera em vista do bem inspirará nossas atitudes e nos permitirá elevar o ser à sua altíssima e verdadeira condição: a de filho amado, querido e respeitado por Deus.

 Padre Adriano Zandoná